30 julho 2007

Corrida R.T.P Norte na Póvoa do Varzim


Se há terras e praças com muito significado para o Grupo, a Póvoa do Varzim é uma delas. Antigamente o Grupo ia à Póvoa mais do que uma vez por ano, era uma cidade que dizia muito ao nosso Nuno Salvação Barreto, chegou a ser proprietário do Casino, do Grande Hotel e da Praça de Toiros durante largos anos.
Hoje em dia a tradição ainda se mantém, vamos sempre à Póvoa e na minha opinião muito pessoal, é a corrida que gosto mais, por tudo o que ela representa para o Grupo e para cada um de nós.

O encontro estava marcado para as duas da tarde no Hotel de costume, mas os elementos do Grupo começaram a chegar bem cedo, uns logo na 6ª feira, outros no Sábado e outros no Domingo.

Os cabeças de cartel eram Rui Salvador, Luís Rouxinol, Tito Semedo, Vítor Ribeiro, Ana Batista, António Maria Brito Paes, Grupo de Lisboa, Coruche e Cascais. Os toiros a enfrentar eram Ruy Gonçalves e os sobreros de Higino Soveral.

A responsabilidade de abrir praça e numa corrida da TV coube ao Ricardo Eusébio (Máno, Tchupa). O Eusébio sempre muito sereno brindou ao público e num gesto com muita tradição no Grupo pegou sem barrete. Começou bonito a citar até que provocou a investida do toiro, esteve correcto a recuar na cara do toiro, ou seja, a Tourear o toiro. Pegou à barbela com uma reunião fácil e com uma boa primeira ajuda do seu irmão, Zé Carlos Eusébio.

Para fechar a actuação do Grupo, o Cabo escolheu o Mira. Previa-se uma pega mais difícil com um toiro a entregar-se mais na pega. Como é hábito o Mira esteve bonito e muito vistoso a citar, carregando e recuando na altura certa, tendo tido uma reunião boa.
O toiro assim que sentiu o primeiro ajuda Mota Ferreira, começou a derrotar bastante forte e alto até aos restantes ajudas. Empurrou até ás tábuas sempre a derrotar e a querer-se de todos os forcados. Muito mérito do Mira, que aguentou todos os derrotes do toiro, sempre a lutar para ficar na cara e que acreditou até ao fim da pega, mérito também a todos os ajudas, que também acreditaram sempre no forcado da cara e que deram o máximo até ao fim.
Foi uma pega muito dura e que foi justamente premiada como a pega da tarde.
O Grupo fechou assim mais uma corrida com um nível bastante elevado.

Dos outros 2 grupos destaca-se a pega de Rui Godinho, dos Amadores de Coruche, uma pega muito vistosa.

Da corrida da Póvoa é tudo, em breve estará aqui no blog algumas das Histórias da Digressão.

Grande Abraço,
Pedro Maria Gomes

26 julho 2007

II Corrida da Revista RUEDO IBÉRICO na praça de toiros de Moura

Dia 15 de Julho pelas 20 horas o grupo juntou-se, como já é habitual, para mais uma noite de toiros.

Desta vez a fardação foi no Hotel de Moura. A corrida era composta pelos cavaleiros Luis Rouxinol, Rui Fernades, Monica Serrano e Isabel Ramos. Os Forcados presentes eram o Grupo de Forcados Amadores de Lisboa, o Real Grupo de Forcados Amadores de Moura e o Grupo de Forcados Amadores da Tertulia Tauromaquica Terceirense. Os oponentes eram do nosso amigo Gustavo Charrua.

Pelas 22:15 já se podia ler nas bilheteiras “Lotação Esgotada”, mais uma vez a empresa “Toiro Lindo” consegue triunfar ao esgotar mais uma casa, Parabéns! As bancadas estavam completamente à “Cunha” e, não havendo espaço para mais nada, dezenas de pessoas viram a corrida de pé. Estava um Ambientazo.

O nosso 1º toiro, apesar de bem apresentado revelou-se muito manso e encastado o que levantou muito problemas a Luis Rouxinol uma vez que não tinha uma investida franca para os cavalos e depois de sentir os ferros carregava com bastante violência.

Para este toiro foi escolhido o forcado António Correia de Campos, o nosso Tonan. Num toiro que não esperou pelo forcado da cara arrancando-se com muita pata, António fechou-se bem numa viagem com bastante velocidade e alguma dureza já perto das tábuas, com o toiro a querer sacudir o forcado. Foi bastante bem ajudado pelo 1ª ajuda João Mota Ferreira mas tambem não se pode retirar o mérito ao resto do grupo que esteve tambem muito bem a ajudar lá atrás. Na volta faltou “praça” ao nosso Tonan que fez uma pega triunfal.

O nosso 2º toiro calhou novamente ao cavaleiro de Pegões que após lhe ter sido prestada homenagem pelos seus 20 anos de alternativa com a praça cheia de pé a aplaudir, pôs a carne no assador, como se costuma dizer na gíria, tendo conseguido uma grande actuação.

Para este toiro mais colaborador que o nosso 1º foi para a cara o forcado Manuel Guerreiro, que após um brinde aos directores da revista RUEDO IBÉRICO citou com alma tendo o toiro respondido na investida para o forcado com a mesma alma.

Veio com pata com o grupo a deixar passar e, após vários derrotes, que o forcado não conseguiu aguentar também por falta de ajudas, acabou por saír tendo sido bastante massacrado no chão. Não virando as costas ao desafio o Manuel conseguiu pegar o toiro à 2ª tentativa ja um pouco combalido. Uma boa pega ao segundo intento.

Do Real Grupo de Moura pegaram Luis Monge à 1ª e Cláudio Pereira à 2ª, e no Grupo de Forcados Amadores da Tertulia Tauromaquica Terceirense João Pedro Ávila à 2ª e Mário Sousa à 1ª.

Por fim os prémios em disputa foram todos para o grupo da casa, Melhor pega Cláudio Pereira, Melhor 1ª ajuda Miguel Garcia e melhor rabejador Pedro Acabado. Na minha óptica o prémio da melhor pega deveria ter sido entregue ao António Correia de Campos ou mesmo ao Luis Monge de Moura.

Forte abraço a todos,

Francisco Mendonça Mira

Corrida Caldas da Rainha, 14 de Julho 2007


No passado dia 14 de Julho, o grupo deslocou-se as Caldas da Rainha, para pegar um curro de toiros de D. Luís Passanha. O cartel estava composto pelos cavaleiros António Maria Brito Paes, João Moura Caetano, Manuel Teles Bastos e Duarte Pinto completava o cartel o Grupo de Forcados das Caldas da Rainha.
Este era o cartel para a reinauguração da praça de toiros das Caldas da Rainha depois de algumas obras que a empresa realizou para melhorar o recinto e também inaugurava uma nova temporada nas Caldas da Rainha.

O primeiro toiro que tocou ao grupo, foi pegado pelo António Correia de Campos que depois de mais um ano sem pegar voltou a estar diante de um toiro. O Toninho esteve bem a citar e recuou com o cinqueño que lhe tocou, fechou-se com o toiro já a tocar-lhe com o focinho e concretizou a pega à primeira tentativa, com o grupo a ajudar bem.

O Ricardo Eusébio pegou o segundo toiro também à primeira tentativa, o forcado da cara esteve bem pois o toiro foi pronto na investida pois assim que viu o Ricardo arrancou-se, este aguentou e recebeu muito bem sendo prontamente ajudado pelo resto do grupo.

O último Passanha para o nosso Grupo foi para o Vasco Lucas, que esteve muito bem, tanto a recuar como a receber e as ajudas voltaram a estar coesas como nas duas pegas anteriores.

Foi uma corrida que correu bem para o Grupo de Forcados Amadores de Lisboa que voltou mais uma vez este ano a limpar outra corrida com todos os toiros pegados à primeira tentativa, com os forcados da cara a estarem bem em praça assim como ajudas.



Abraço,

Carlos Maria Santana




Como ainda não temos na nossa redacção as fotos da corrida, fica aqui uma foto de 1983, no aniversário do centenário da praça.

25 julho 2007

Crónicas

Os pedidos são vários e como o blog tem de estar sempre actualizado, brevemente estarão aqui as crónicas das Corridas das Caldas da Rainha, Moura e Póvoa do Varzim, assim como fotos e histórias da nossa digressão à Póvoa do Varzim.

Este Sábado teremos a "Corrida" mais dura da época, o casamento do nosso João Lucas e da Beatriz. Certamente será uma grande festa e será um casamento abençoado pelos Deuses!!!!

Bom, claro que na próxima semana teremos fotos desta grande festa....



Pelo João Lucas e pela Beatriz venha vinho, venha.........

24 julho 2007

O Grupo de Lisboa é ENORME!

Estava eu a meio de uma pesquisa no "YouTube" e, eis senão quando, dou de "caras" com um video em que o seu autor diz o seguinte:

"Para quem não sabe, os Forcados são um grupo amador que actuam enfrentando o touro a pé, "na cara e na coragem". Somente em Portugal existe este tipo de actuação, sem qualquer tipo de arma, instrumento ou ajuda. Um Espetaculo magnifico."

Em relação ao título do post, vejam o video...

11 julho 2007

Fim de Semana em Grande



Caros Amigos:

O Grupo de Forcados Amadores de Lisboa irá ter nos próximos dias 14 e 15 de Julho mais uma jornada de bastante responsabilidade, mas que já se antevê gloriosa.
No dia 14 vamos até às Caldas da Rainha, terra do nosso grande amigo João Silva “Manzanilha” e terra emprestada, de há uns anos a esta parte, de uma das maiores glórias do nosso grupo Horácio Lopes. A corrida terá início às 22.00 horas e o cartel será composto pelos cavaleiros António Brito Pais, João Moura Caetano, Manuel Telles Bastos e pelo praticante Duarte Pinto. No que respeita à Forcadagem pegamos nós e o Grupo da Terra. Os toiros serão da ganadaria de D. Luís Passanha.
No dia seguinte, iremos pegar a Moura, terra onde temos actuado nos últimos anos, e o cartel será composto por Luís Rouxinol, Rui Fernandes, Mónica Serrano e Isabel Ramos, na parte equestre e pelos Forcados Amadores de Lisboa, Tertúlia Tauromáquica Terceirense e Moura. Os toiros serão da ganadaria do nosso amigo Gustavo Charrua. Por isso tratem de arranjar as "coisinhas", porque o próximo fim-de-semana vai ser longo, de responsabilidade e em GRANDE.

Adeus e beijinhos à prima

04 julho 2007

Como prometido ficam algumas fotos da Garraiada nas Alcaçovas.

Um Grande Abraço,

Pedro Maria Gomes


Tentadero cheio
Os mais velhos a fazerem a festa cá fora
João Mendes Pereira II a receber a assistência dos Bombeiro
um, dois e trêêêêêsssss .....foge

Garraiada das Alcaçovas

Os mais juvenis do Grupo
O Grupo ansioso por entrar em praça
Miguel Félix, Pedro Félix,Bombeiro e Nuno da Burra
Os artistas da Garraiada