29 junho 2013

Zé Maria


Zé Maria,

Conheci-te pelo teu irmão, na altura um herói para mim no Liceu, dizia-se que nas imediações do nosso "Rainha Dona Leonor", tinha placado um ladrão que acabara de roubar uma velhinha e assim a policia tinha apanhado o ladrão, o Duarte não tinha mais de 15 anos quando isso aconteceu. 
Foi ele que me levou para a Agronomia e assim começou a minha amizade com a tua família.

Lembro-me perfeitamente de ires para o Liceu sempre equipado para jogar futebol, aquela tua camisola do Barcelona e aqueles calções mínimos não eram sinal de teres aula de educação física, mas sim da tua paixão pelo desporto.

Apanhávamos o comboio em Entre-Campos e saíamos em Alcântara para ir para os treinos, muitos vezes no regresso era o teu pai que nos trazia, outras vezes chegávamos tardíssimo a casa, quando vínhamos no autocarro 27 ou no 56.
Os anos foram passando, mudei de escola, saí da Agronomia e o nosso convívio foi interrompido até que nos voltámos a encontrar onde foste muito Grande, nos toiros.

Para onde foste, olha por todos nós forcados, pelos teus grandes amigos, pelo teu Grupo, mas principalmente pela tua família.

Este é mais um interregno no nosso convívio, quando nos voltarmos a encontrar quero fazer parte dos teus melhores amigos!

Um grande abraço do teu amigo,

PP

27 junho 2013

Grupo de Forcados Amadores de Lisboa de luto.



Caro José Maria,

Hoje, é um dia muito triste e, estas, são palavras de quem sente a tua perda sem olhar a Jaquetas.

Sobretudo, sentimos falta do Homem, do Amigo de sorriso franco e do grande Forcado que com tantos momentos de toreria nos brindou.

Neste momento de profunda dor, queremos transmitir toda a força à tua Família e ao Grupo de Forcados Amadores de Montemor.

Estamos aqui para o que precisarem e acompanhamos-vos em oração!

Que descanses em Paz!

                                   P.N                            A.M


23 junho 2013

José Maria Cortes

José Maria Cortes, cabo do Grupo de Forcados Amadores de Montemor, foi vitima das "liberdades" do nosso país de há uns anos para cá. Sofreu duas facadas em orgãos vitais e encontra-se neste momento na pega da sua vida.
Hoje somos todos do mesmo Grupo e rezamos para que fiques bom depressa.

Um grande abraço do Grupo de Forcados Amadores de Lisboa,

Pedro Maria Gomes

18 junho 2013

Noticias do Grupo

- No dia 28 de junho o Grupo voltar a entrar em praça, será em Pêro Pinheiro, muito perto de Lisboa. Pela 1ª vez em Pêro Pinheiro vai-se realizar uma corrida de toiros e será também a estreia da Ganaderia  Fontembro do amigo do Grupo José Lavrador.

- Dois dias depois, dia 30 de junho, vamos até Sanguinheira (Cantanhede). Pegamos 6 toiros da Ganaderia Higino Soveral, que todos nós sabemos que não são "pêras doces".

- Dia 13 de julho, temos jornada dupla. O "Manel de Viana" vai subir ao altar à tarde e à noite o Grupo pega em Vila Nova de Milfontes.

- O mês de agosto será preenchido e daqui a alguns dias apresentamos as datas.

- A nossa página oficial do Facebook tem neste momento 842 Gostos, partilhem a página pelos contactos para chegarmos aos 1000 até ao final do mês.

- De seguida apresentamos os cartéis de Pêro Pinheiro e Sanguinheira.


Até Pêro Pinheiro!

10 junho 2013

Toiros de verdade para Forcados de verdade.


Começo por pedir desculpa a todos, pelo atraso na publicação desta crónica, mas no final irão poder constatar que faz o seu sentido que seja publicada no dia de hoje.

Portalegre, dia 01 de Junho pelas 22 horas, cartel rematado pela Empresa "Toiros+", composto pelos Cavaleiros, Luís Rouxinol, Marcos Bastinhas e o recém "doutorado" João Maria Branco. Forcados Amadores de Lisboa e Portalegre e os Toiros da prestigiada ganaderia Espanhola, Guardiola.

Passados 18 anos, voltámos a ser convidados para uma corrida em Portalegre, e como se isso, só por si, não fosse bastante, iríamos ter por diante um curro de Toiros que impunha respeito. Como estratégia de promoção por parte da Empresa, a "imagem" dos "Toiros de Verdade para Toureiros de Verdade", não deixava de estar presente...

Pelo simpático convite do antigo forcado do grupo de Montemor, Manuel Mata, a fardação e a ceia, fez-se em sua casa na Vila Porto da Espada a 15 km de Portalegre. Um grande Olé para o Manuel e para toda a sua família, pela forma extraordinária como nos receberam!

Os Toiros Guardiola... Estavam irrepreensíveis de apresentação e, embora não me tenham parecido bravos na verdadeira acepção desse significado, todos deram boa lide. Para os forcados, vinham com codícia e muito embora tenham apresentado sempre uma investida franca quando chegavam à pega, vinham pelo seu caminho, mas como se diz na gíria, "arrancavam para comer" e com violência.



Para o nosso primeiro toiro, com 565 kg lidado pelo Cavaleiro Luís Rouxinol, o escolhido foi o Manuel Guerreiro. Brindou aos recém empresários, Lúcia Loureiro e Henrique Gil.  

Quanto a mim, era o toiro que mais destoava dos seus irmãos. Na investida partilhava das características dos restantes, mas na altura da reunião, humilhava demais e fazia o resto da viagem a tentar despachar com a cara em baixo. O Manuel esteve enorme nas duas tentativas, mas na primeira, o toiro despachou-o, antes sequer da 1 ajuda conseguir entrar. Na segunda, com o grupo mais avisado, concretizou-se uma boa pega com a entrega de todos!





Para o nosso segundo, com 540 kg lidado pelo Cavaleiro João Maria Branco a escolha recaiu no Pedro Miranda. Após brinde ao Manuel Mata e à sua Família,  secundado pela experiência, o Pedro andou com muita calma,  mandou em todos os tempos da sorte e aguentou uma viagem com poder a meia altura muito bem ajudado pelo grupo!




Para fechar a nossa corrida, a um Toiro com 540 kg lidado pelo aniversariante Marcos Bastinhas, para a cara, foi chamado o Daniel Batalha. 

Após brinde à praça, o Daniel esteve toureiro no cite, com calma e a dominar os tempos. Provocou-lhe a investida e fez uma reunião perfeita, mas este era dos que vinha a "apitar" e, apesar de o Daniel ter aguentado 2 derrotes violentíssimos perfeitamente acoplado à cara (estava aqui a pega da noite), não foi capaz de aguentar o terceiro derrote com que o toiro o "despachou" para o chão deixando-o inanimado. 

Momentos de tensão, mas eis que surge o inevitável João Vasco Lucas (meu velho, estás cada vez mais como o vinho do Porto…)  a dizer presente para a dobra. O João foi mais em curto e com o grupo a ajudar muito bem, mas nem isso impediu que o toiro se deixasse de empregar como se da primeira tentativa se tratasse, grande pega!





Já tive oportunidade de o referir publicamente, mas houve ainda outro momento que tocou a todos na praça de uma forma especial e a mim, particularmente, deixou-me bastante orgulhoso. 
No segundo toiro do grupo de Portalegre, um toiro bruto que vinha a despachar tudo e todos, o forcado da cara estava a aguentar estoicamente, mas os ajudas não conseguiam entrar e ficar. 
Num acto espontâneo, pouco ou nada visto, vimos o João Pedro Mota Ferreira - num acto revelador de toda a sua afición - saltar as tábuas para ajudar desinteressadamente (como deve ser um forcado amador) a concretizar aquela pega. No final grande ovação para o forcado da cara e para o Mota Ferreira que foi, justamente, convidado para dar a volta. 





Para terminar e para que percebam o sentido da publicação desta crónica no dia 10 de Junho, dia de Portugal, deixo-vos com um excerto adaptado de um texto que tive de escrever para outras "lides" e que só por si, já ajudava a perceber o que se passou nesta corrida:

TOCA P’RÁ UNHA

Jaqueta apertada, barrete verde e a cinta escarlate da cor do sangue e do vinho. É a galhardia a firmar o passo decidido no redondel, mão na cintura alegrando o cite: Eh Toiro!
Brava forcadagem, que faz jus a esse sangue luso, que nos enche o peito. Num misto de respeito e coragem, é ele, o moço do forcado quem vai ao toiro. 
Único e espectacular, de incontestável verdade, é este país em praça, este país em raça, frente ao Toiro na arena.
Pedro Maria Gomes, João Vasco Lucas, Pedro Miranda, Pedro Gil, Pedro Nunes, Gonçalo Patricio, Armando Nunes, Manuel Guerreiro, João Galamba, João Pedro Mota Ferreira,  Pedro Parrulas, Ricardo Lebre, Fernando Santos Costa, Manuel Correia, João Luz, Daniel Batalha, Miguel Nunes e Rúben Ramos, alguns nomes que rasgaram praças em aclamação. Gentes nossas que deram nome e honra à jaqueta que os abraçou. Amadores de sempre, aficcionados de alma como raros.

Muito de vós é Portugal, o vosso Portugal, que orgulham quando toca p’rá unha.




Nota de Redacção: Fotografias gentilmente cedidas pelo amigo Hugo Teixeira do Diário Taurino

08 junho 2013

Noticias do Grupo


- Amanhã, temos mais um treino em Canal Caveira, em casa do antigo forcado José Fernando Raposo, seguido de uma feijoada à moda de outro antigo forcado do Grupo, Campos.

- Teresa Tarouca, esposa do nosso Mestre Nuno Salvação Barreto, vai ser homenageada no dia 10 de junho, pela sua carreira no Fado. Parabéns!

- Daniel Batalha, forcado do Grupo que no passado sábado recolheu à enfermaria, está bem e felizmente não passou de um susto.

- Pedimos desculpa pela demora da crónica de Portalegre, mas nos próximas dias já está disponivel. Partilhamos o link do video das pegas da corrida. http://www.youtube.com/watch?v=2f5pKwsJrGo

Bom fim de semana