06 julho 2014

De Papinho Cheio!

"De papinho cheio" era uma expressão muito usada pelo nosso querido fundador Nuno Salvação Barreto quando as coisas nos corriam bem, e, foi assim que me senti nesta 5ª feira!

Campo Pequeno dia 3 de Julho de 2014, corrida comemorativa dos 50 anos da RTP :


A concentração dos elementos à porta do Hotel Zurique começou por volta das 19h, o ambiente era de animação e de euforia, uma corrida importante como esta é motivo de sobra para levantar a moral. Após alguns momentos de descompressão revela o Cabo os escolhidos para esta noite... para mim foi diferente, o meu nome não constava da lista, embora sabendo de antemão que não me podia fardar por ordem médica (que diabo, nem a farda me deixaram levar) a sensação é sempre triste! O grupo é, e deve ser, sempre a nossa prioridade, um elemento deve respirar Grupo de Forcados Amadores de Lisboa por todos os poros! Por isso foi difícil não ouvir o meu nome, olhar para aquela magnífica monumental da varanda do quarto e saber que esta noite não me tocava nada. Recomposto da tristeza, é hora de animar a malta, ajudar a fardar e a descontrair. Chega o momento do discurso do nosso Cabo. Foi diferente, pede para nos abraçarmos durante as suas palavras e num abraço conjunto é rodeado por todos, chama-nos a atenção para a efeméride desta corrida, explica que alguns elementos que pegaram a 1ª corrida TV em 1963 estão ali para nos ver. Antigos elementos que ajudaram a fazer história, que se orgulham do seu grupo... do nosso grupo! Não os podíamos desiludir! A moral saiu ainda mais reforçada com estas palavras.
Depois de me instalar na bancada, novo aperto no coração, eu aqui tão longe... e se algo corre mal? Eu daqui não posso fazer nada... Abrem-se as portas e vejo sair o PP seguido dos 7 elementos que o acompanhavam nas cortesias, vejo os seus olhares e fico sereno. Segue-se um minuto de silêncio pelo antigo bandarilheiro Domingos Paixão e concentro-me na vossa postura solene, que classe, que sentimento, orgulho!


Os toiros eram estampas, parabéns ao ganadero Dr. Joaquim Grave pela apresentação.
Para o nosso primeiro entendeu o cabo que o forcado ideal seria o Pedro Gil "Tita". Perto de mim estava o Rui Gil seu irmão, também triste por não se ter fardado e nesta altura assustado por não poder ir ajudar o seu irmão. A escolha não poderia ter sido melhor, o Tita brindou aos antigos elementos, esses que há 51 anos atrás tinham pisado aquela mesma arena com galhardia e entrega. Centrou-se com o toiro e citou, carregou e o toiro saiu, recuou bem e conseguiu uma boa reunião, enchendo a cara ao toiro, fechou-se à barbela como é seu apanágio. O Mota Ferreira entra com decisão e acompanha toda a viagem de lado,as terceiras atrasam-se a fechar mas o Nuno Bonneville consegue recuperar e fechar num piton  com o Manel Correia a fechar no outro, cá atrás foi o nosso Pedro Miranda a por-se de frente e amortecer o impacto nas tábuas. Belíssima pega, e alegria nas bancadas!


Para o segundo toiro que aparentava ser mais complicado e rematava alto nos capotes, o Cabo deu a responsabilidade ao Daniel Batalha. O "mãozinhas" não está ainda habituado a corridas de tanta responsabilidade, mas dado o bom momento que atravessa alguma vez tinha de ser a primeira! Após um brinde ao Nuno Carvalho que hoje se estreava como comentador ("enhorabuena" Warrior!)  andou para os médios e citou  com galhardia, no momento da reunião adiantou o joelho e acabou por sair com a dureza do derrote, o Armando Nunes que acreditou sempre, acabou por fazer a viagem até às tábuas na cara do toiro.
Na segunda tentativa fez tudo bem, trancou à barbela e aguentou o primeiro derrote. O Armando voltou a entrar de frente com a mesma garra e deu uma grande primeira, soberbo todo o grupo a ajudar cá atrás, novamente com destaque para o Manuel Correia e o Nuno Bonneville e desta vez com o Rúben Ramos a fechar nas 4ªs. Bem o Gonçalo Patrício a rematar a saída.


Para o nosso último toiro foi designado o veterano Manuel Guerreiro, fez um emotivo brinde ao Grupo de Forcados Amadores de Montemor pelos seus 75 anos de fundação e desejando que venham outros tantos a formar homens de bem, amigos e valentes como o nosso saudoso Zé Maria Cortes.
Andou para o toiro, foi buscá-lo mais acima e quando este saiu, recuou com temple e toreria, reuniu à cornea  com decisão.  É prontamente ajudado pelo Mota numa ajuda difícil, de vontade e garra. O toiro desvia a trajectória mas o Pedro Nunes foi rápido a chegar e deu uma boa 2ª ajuda com uma mãozinha preciosa do Gonçalo Patrício. Pega consumada com muito brilhantismo e o primeiro ajuda chamado à praça.


Enquanto o Manuel dava a volta e os que estávamos na bancada descomprimíamos, pensava para comigo... que noite, que grupo, que orgulho!

O jantar foi bastante animado e o clima era de triunfo e alegria!


O prémio? O prémio foi quando cheguei a casa e revi a corrida na televisão, o prémio foi ver o sorriso e a euforia do Zeca Pereira, do José Caraça, do João Nuno Azevedo Neves e do Arlindo Barreto após a primeira pega, e ter a certeza que todos os antigos elementos partilhavam dessa alegria, o prémio foi olhar para o céu e saber que o nosso querido Mestre Nuno Salvação Barreto hoje estava de Papinho Cheio!

Um abraço a todos e espero rapidamente poder voltar a fardar-me ao vosso lado!
João Vasco Lucas



01 julho 2014

Cinquentenário da "Corrida TV"




É já na próxima 5ªfeira que regressamos à nossa Praça, Campo Pequeno!
A fardação é a partir das 19horas no Hotel Zurique.

Esperamos pelo apoio de todos na praça ou em directo pela RTP