Uma vez mais a Festa Brava deu mostras da sua grandeza ao apoiar uma causa nobre!
Desta vez tratou-se de um espectaculo de beneficiência em favor do menino Tozé, uma criança com paralesia cerebral, natural de Vizela. Num sinal de apoio às causas nobres, o Grupo de Forcados Amadores de Lisboa renunciou ao seu cachet, deste modo ajudando a familia do MeninoTozé. O festival foi organizado pelo Sr.João Oliveira, a quem desde já saudamos, não só pelo convite endereçado para participar na corrida, mas também por toda a sua dinâmica em prol da ajuda à familia do menino Tozé.
O cartel era composto por Novilhos da Ganadaria Jorge Mendes, para serem lidados pelos cavaleiros, Pedro Salvador, Sónia Matias e Filipe Gonçalves. As pegas ficaram a cargo do Grupo de Forcados Amadores de Lisboa, Alter do Chão e Cuba. A praça apresentou lotação esgotada.
Relativamente ao Grupo de Forcados Amadores de Lisboa, adivinhava-se que este festival taurino, iria constituir uma oportunidade para os mais novos no grupo mostrarem o seu valor e, assim sucedeu! O nosso cabo aproveitou a ocasião para fardar elementos mais novos, sendo a primeira vez que o Rui Caiado (de Coruche) e o Ruben Ramos (Vila Viçosa) iriam envergar a jaqueta com 65 anos de história do Grupo de Forcados Amadores de Lisboa.
Para o primeiro Novilho da Tarde, ocorreu a primeira estreia, o jovem Rui Caiado, foi chamado para pegar este novilho, que se tinha relevado colaborador na lide a cavalo. Após brinde ao menino Tozé, num sinal de grande toureria, o Rui andou sereno para o novilho, citou com calma e temple, carregando no momento oportuno e provocando a investida do novilho que prontamente se arrancou. Após a investida do novilho, o Rui recuou bem, reunindo de forma eficaz e tecnicamente perfeita. Relativamente às ajudas, cumpriram bem o seu papel, consumando-se assim da melhor maneira a primeira pega da tarde.
No segundo novilho que coube em sorte ao G.F.A.L., quarto da ordem , o nosso cabo resolveu dar oportunidade ao José Magro. Perante um novilho mais reservado, o José Magro, na primeira tentativa, não entendeu na perfeição o astado, não tendo conseguido reunir da melhor maneira, sendo desfeiteado. Na segunda tentativa andou de forma mais alegre e serena para o Novilho, tendo carregado o novilho na altura correcta, após recuar bem e apesar de não reunir da melhor forma, demostrou vontade e consumou a pega. Os ajudas cumpriram também na integra o seu papel.
Após a corrida houve o habitual jantar de convívio, onde é de salutar a presença da família Eusébio, sendo seu apanágio cada vez que o grupo vem ao Norte, apoiar e estar presente, dentro e fora de praça! Outra das grandes famílias do Norte de Portugal, que mais uma vez não deixou de dar o seu apoio ao Grupo, foi a família Correia!
No decorrer do jantar e conforme artigo já publicado no blog, foi decidido que o sucessor de José Luis Gomes como cabo do Grupo de Forcados Amadores de Lisboa, será Pedro Maria Gomes. A sucessão deverá tomar lugar em data ainda a definir esta época.
Um grande abraço,
Armando José Barreira Belchior Nunes
Sem comentários:
Enviar um comentário