19 setembro 2012

Sobral de Monte Agraço - A crónica


No dia 09, voltámos a uma terra em que temos sido felizes. 1º Corrida da Feira do Sobral, com os cavaleiros, Luís Rouxinol, João Ribeiro Telles e João Salgueiro da Costa. Toiros de São Torcato, para nós e para o Grupo de Coruche.

Como vem sendo hábito, fardámo-nos em casa da Exma. Senhora D. Matilde Santos Costa, Condessa do Sobral, que mais uma vez teve a amabilidade de nos convidar.

Antes de ir à Corrida propriamente dita, tenho que falar-vos de um acontecimento que me marcou e que deveria servir de exemplo, sobretudo para os mais novos.

Celebrizado pelo fado ”Chuva” interpretado pela cantora Mariza, a dada altura reza o seguinte: “Há gente que fica na história da vida da gente…”. Esta introdução, irão percebê-la mais à frente.

Como há alguns forcados lesionados e outros, que nesse dia, tiveram imprevistos familiares de última hora, o grupo, nesse dia em que tínhamos uma corrida séria, encontrava-se um pouco desfalcado. Talvez não em número de forcados, mas em termos de experiência, notavam-se algumas faltas… Pressentido este momento, o enorme Luís Segão (Bombeiro para os amigos), já retirado, falou com o nosso Cabo e disponibilizou-se para se fardar e dar uma ajuda ao Grupo. 

Assim foi, com toda a abnegação que lhe conhecemos, apresentou-se naquele dia e disse: aqui estou, para o que calhar! É isto a verdadeira essência do forcado. É o saber pôr o grupo acima de tudo e saber que após tantos, e tantos anos, estamos ali (sempre) para dar e não para receber. Um grande Olé para ti, Luís Segão!



Agora a corrida:


O primeiro toiro, foi demonstrado durante a lide, que tinha ali uma mangada a roçar a mansidão e mostrava que não se podia recuar muito com ele porque acabava por se “perder”.
Apercebendo-se disso, o nosso Cabo chamou a si a responsabilidade de executar essa pega.


Na 1º tentativa, o toiro cumpriu o que vinha anunciando e com um derrote de manso, nem sequer deu hipótese ao nosso Cabo para se tentar fechar.

Na 2ª tentativa, o PP ganhou-lhe algum terreno e mesmo assim o toiro voltou a fazer a mesma coisa tornando difícil que o forcado viesse bem fechado de pernas. Ainda assim, com enorme vontade e com boas ajudas do grupo, pega consumada.



O segundo toiro, não deu grandes indicações durante a lide, mas pareceu-me um pouco reservado. O escolhido para a pega, foi o Bernardo Patinhas.


Tarde ingrata para o Bernardo, porque fez 3 pegas e só consumou à 3ª. Na 1ª tentativa o Bernardo esteve correctíssimo no cite e na reunião. O toiro metia bem a cara, mas depois fazia uma viagem com a cara muito em baixo e junto às tábuas desfeiteou-o (aqui denotando mansidão) e mudando de trajectória fugiu literalmente ao grupo.

Na 2ª tentativa, repetição com o toiro a voltar a não dar hipóteses de ajudar. Com a viagem pelo chão, conseguiu desfeitear o forcado da cara e mais três ajudas. Já na 3ª, com o primeiro ajuda (Rúben Ramos) um pouco mais carregado, o Bernardo voltou a estar correctíssimo e a pega concretizou-se com todo o grupo a ajudar bem.


Último toiro da tarde, toiro esse que mostrou ter algum poder mas que deu indicações durante a lide que estávamos perante um toiro nobre e franco. Para a cara o escolhido foi o Pedro Miranda (no Sobral, mais conhecido por Pitroil). 
O Pedro esteve muito bem em todos os momentos da pega e o toiro confirmou que vinha com poder. Não contava com um Pedro cheio de confiança na altura da reunião e “acobardou-se” também com todo o grupo a entrar na altura certa. Boa pega!






Não podia deixar de fazer uma nota relativa ao forcado do Grupo de Forcados Amadores do Aposento da Moita, Nuno Carvalho (Mata). O nosso grupo, por intermédio do nosso Cabo, já se tinha disponibilizado para tudo o que fosse preciso e em que pudéssemos ser uteis. Como o AP. Moita criou uma conta no BPI que tem como objectivo contribuir para a recuperação do “Mata”, entendeu-se que o cachet desta corrida seria integralmente depositado nessa conta, como a nossa modesta contribuição para que tudo corra pelo melhor. Ainda assim, porque achamos que todos somos poucos, deixo aqui as indicações para quem quiser contribuir individualmente, a saber:

NIB: 0010 0000 48619 67000 10 4
IBAN: PT50 0010 0000 48619670 0010 4

 Força “Mata”, neste momento acompanhamos-te, e ao Aposento da Moita, em oração!


Termino com a informação que no próximo Domingo, dia 23, fomos convidados pelo Manuel Santos Lima para fazer uma demonstração para turistas na Quinta do Gaio (Cartaxo). Oportunamente, haverá mais noticias.
Oportunidade para os mais novos e menos rodados. Devemos lá estar pelas 08h45 (sem atrasos!) com calças de ganga, camisa branca, cinta e barrete.

Um abraço,
NMB

N.D.R. As fotografias foram gentilmente cedidas pelo nosso amigo, Joaquim Mesquita.


Sem comentários: