Cascais, 14 de Agosto de 1944, tinha o nosso Grupo a 1ª apresentação oficial. Passados 69 anos de história ininterrupta, apresentámo-nos em Alcácer para pegar a 13ª corrida da época.
Para quem anda neste meio há uns anos, sabe que Alcácer e Grupo de Lisboa sempre estiveram ligados, por isso é sempre especial quando regressamos à Praça Mestre João Núncio.
Este ano a fardação e o jantar foram na Herdade da Barrosinha e por volta das 20h já o Grupo estava concentrado para a corrida. Cá fora eram muitos os amigos, familia e antigos forcados do Grupo que não quiseram perder esta data.
Calharam-nos 3 toiros em sorteio muito diferentes entre si,tanto no comportamento como no tipo de cara.
Para abrir praça, escolhi o Eurico "Pisca". Filho de um grande forcado do Grupo, tem vindo nesta sua 1ª época a "sério" a revelar humildade, toureria e uma grande vontade em estar cada vez melhor, requisitos para se ser Forcado. Esta noite não esteve ao nível que nos tem habituado, num toiro fácil, mas que devido à sua "falta de corno" não permitia que o forcado não se dobrasse no momento da reunião e assim vinha descomposto, sendo facilmente tirado da cara, pegou à 4ªtentativa.
Eurico, como já te disse, um forcado não se faz com meia dúzia de toiros pegados, faz-se de noites como esta, por isso não desanimes e para a próxima eu sei que vais estar melhor e vais recordar esta noite como uma lição.
O nosso 2º toiro, era o mais pequeno do nosso lote, tendo também a pior cara, mas de comportamento igual ao 1º. O escolhido para a pega foi o Tita. Esteve perfeito do inicio ao fim, tendo feito uma pega tecnicamente perfeita e muito bem ajudado pelo Grupo.
Para fechar a noite do Grupo, escolhi o Manuel Guerreiro. Quem percebe o mínimo de toiros, reconhece facilmente que era um toiro diferente de todos os outros e que apresentava alguns problemas que nenhum dos outros apresentou. Na 1ª e 2ª tentativa o toiro meteu sempre mal a cara no momento da reunião e o Manel nunca se conseguiu fechar bem. Na 3ª tentativa foi uma pega muito boa, tanto do Manel como dos ajudas que entraram todos muito bem, tendo o toiro empurrado até ás tábuas e sempre com dureza.
Visto pelo número de tentativas, poder-se-ia pensar que tinha sido uma noite má, mas como referi atrás, só poderíamos ter feito melhor no 1º toiro. Parabéns a todos pois tem sido uma boa época!
Foi bonito o gesto da empresa em nos brindar com um prémio e também o brinde do Aposento da Moita, ambos pelo nosso 69º aniversário. Obrigado à dupla Ricardo Levesinho e Vasco Dotti, ao Zé Pedro Pires da Costa e restante Grupo.
Obrigado a todos os antigos que se deslocaram a Alcácer, aos Fundadores Nuno Salvação Barreto, Eduardo Salvação Barreto (esperamos que possa estar connosco para o 70º aniversário), Luís Filipe Shore, Aníbal de Albuquerque, Luís Filipe Nunes Dias e Victor Guerreiro, ao antigo Cabo José Luís Gomes e a todos os forcados que pertenceram ao Grupo.
Por último, um agradecimento especial à Familia Rodrigues, mais uma vez, toda a logistica e o jantar foram oferecidos por estes dois antigos forcados do Grupo. Muito obrigado!
Um abraço,
Pedro Maria Gomes
Sem comentários:
Enviar um comentário