16 abril 2012

Gala do Forcado - Évora







Depois da corrida de 5ª feira, voltámos a entrar em praça. Desta vez foi na 1ª Gala do Forcado, competição de cernelhas entre todos os grupos da ANGF.

Depois de uma série de 8 cernelhas em que nenhuma parelha conseguiu concretizar uma cernelha, entrámos em praça e na 1ª tentativa fizemos uma belissima cernelha. Fomos eliminados na 2ª eliminatória, que foi concretizada à 3ª entrada, com uma novilha que quando sentiu a dupla quis saltar as tábuas, tendo resultado numa pega de muito esforço, mas limpa e técnicamente perfeita.

O jantar decorreu no nosso restaurante preferido na Cidade de Évora - Parreirinha - onde mais uma vez fomos recebidos muito bem pela Sandra e Luís.

Gala do Forcado - Évora







Fotos da 1ª Corrida da Época 2012









Fotos da 1ª Corrida da Época 2012









Fotos gentilmente cedidas pelo nosso amigo Joaquim Mesquita

15 abril 2012

1ª Corrida da Época - Campo Pequeno




Na passada 5ª feira, tivemos a 1ª atuação da época, corrida de muita responsabilidade e pressão, mas nada que nos assusta-se, pois pertencemos ao Grupo de Forcados Amadores de Lisboa e temos de estar sempre preparados para estes desafios.


Depois de 5 treinos, em que todos os elementos do Grupo estiveram sempre bem e com novos candidatos a mostrarem que podem um dia vir a vestir esta jaqueta, foi muito dificil fazer a escolha dos 18 elementos a fardar. Mas esta era a 1ª da época e mais oportunidades haverá para todos poderem honrar o nome do Grupo dentro de praça.


Decidi pegar o 1º toiro por muitas razões, mas a que pesou mais, foi brindar e homenagear perante as câmaras da RTP, todos os atuais, antigos e os que infelizmente já faleceram.


O toiro foi pegado à 1ª tentativa e foi muito bem ajudado, desde o 1º ajuda Mota Ferreira, até aos 4ºs ajudas Nélson e Manel. Na volta fui acompanhado pelo Mota, pois foi sem duvida uma boa 1ª ajuda, sem falsas distâncias e sem correrias (muito na moda hoje em dia e com elogios...), a saber esperar e entrar no momento oportuno.


O nosso 2º Palha, foi o toiro mais dificil da corrida. Durante a lide a cavalo fomos vendo as dificuldades que o toiro ia criando e chegou à pega sem ter "aberto a boca" - inteiro.


O eleito foi o Bernardo, forcado que dispensa apresentações e que se estreava com a nossa jaqueta. O Bernardo esteve sempre bem à frente do toiro e na 1ª tentativa, quando o toiro lhe deu sinal que poderia arrancar, carregou e alegrou-o. Recuou o suficiente, mas é despachado ao 2º derrote, mesmo quando o Armando vinha a entrar. À 2ª tentativa, sai disparado com um violento derrote, para de seguida dar outro enorme derrote no Lucas. À 3ª e com as ajudas mais carregadas conseguimos concretizar a pega. Foi uma pega dificil e dura, muito à imagem do que tinha feito na lide a cavalo e no que fazem estes Palhas no toureio a pé.


Brindámos a pega ao nosso amigo de longa data, Exm. Sr. Eduardo Fortunato de Almeida, que de momento precisa do apoio de todos os seus amigos.


Para fechar a corrida, o 2º toiro mais pesado, 578 kg. Ao contrário do mais pesado, este não colaborou durante a lide, não correu, não lutou, tendo mostrado que em certos terrenos quem mandava era ele.


Para este toiro escolhi o Tita, forcado do Grupo há muitos anos e que tem evoluido muito, mas que nunca tinha pegado no Campo Pequeno. Brindou ao publico e foi sereno para o toiro.


Na 1ª tentativa, no momento da reunião, o toiro tira-lhe a cara e dá-lhe com um corno no ombro esquerdo, não lhe dando qualquer hipotese de se fechar. À 2ª, o Tita foi ainda com mais vontade e nesta tentativa o toiro permitiu uma boa reunião, mas acabou por sair ao 3º derrote, tirando-lhe a cara para o lado. Achei que o Tita não tinha condições fisicas para fazer outra tentativa. Felizmente que não foi nada de grave, foi transferido da enfermaria da praça para o Hospital Santa Maria e teve alta perto das 5h da manhã.


Para dobrá-lo foi o João Lucas. O João ao longo dos anos tem feito muitas dobras e resolvido toiros dificeis, por isso foi 1ª escolha para a dobra. Mudou-se os terrenos ao toiro e tentou-se uma pega com as ajudas carregadas. O publico não gostou e em parte com razão, mas era uma dobra e quisemos resolver logo ali para não complicarmos ainda mais o toiro. Fomos apressados e um pouco precipitados, mas orgulho-me do que se passou nesta corrida e não foi esta tentativa que manchou a nossa prestação nas 3 pegas.


Como é apanágio do Grupo, os forcados souberam mandar nos toiros, souberam recuar e ajudaram como um todo, fizemos tudo para que corresse bem, apenas na ultima tentativa da corrida podiamos ter sido mais eficientes em vez de eficazes.


Queria só deixar uma palavra de incentivo ao Gonçalinho, a noite não lhe correu de feição nos dois toiros que rabejou, mas a vida de forcado é mesmo assim, é a aprender com os erros que somos melhores. Continua a estar ao nivel que nos habituaste e sempre com a mesma concentração, pois tens muito a dar ao Grupo.


O jantar decorreu como sempre em ambiente divertido em espirito de familia, até ás 4h30 da manhã. Foram anunciadas as próximas participações do Grupo, na Gala do Forcado em Évora, onde fomos eliminados depois de duas cernelhas, e em Vila Franca de Xira dia 6 de Maio.



Parabéns a todos e até dia 6!

Nos próximos dias publicaremos fotos da corrida.

03 abril 2012

1ª Corrida da Época 2012

É já no próximo dia 12 de Abril que teremos a 1ª corrida da época.
Será na nossa Cidade que nos vamos estrear na 68ª temporada de fundação e de história ininterrupta.

O desafio é muito grande por diversos factores: é a 1ª da época, actuamos perante o nosso publico, o cartel é composto pelos cavaleiros triunfadores da época passada e porque é o regresso da centenária ganaderia Palha, que em anos anteriores tem sido cabeça de cartaz em corridas que actuam forcados.

Para que continue a haver uma boa afluência de pessoas ligadas ao Grupo, deixo-vos a tabela de preços da corrida (serão os mesmos para grande parte da temporada).

O local da fardação será o mesmo dos anos anteriores, Hotel Zurique (ao lado da antiga RTP) e o jantar no mesmo restaurante da corrida de Julho do ano passado.