15 maio 2009

Inauguração da temporada em Lisboa Campo Pequeno, 5ªfeira 7 de Maio

Primeira corrida do ano, um "ambientazo" taurino em torno da monumental Lisboeta
que começou cedo com a primeira manifestação do aficionado. Casa cheia para ver António Telles , Pablo Hermozo de Mendonza e Victor Ribeiro, um imponente curro de Passanhas, o Grupo da capital e os amadores de Coruche.
Uma actuação de valor de António Telles que se encastou após uma enorme colhida logo à saída do primeiro de Passanha que não passou de um susto. O cavaleiro da Torrinha mostrou toda a sua maestria e obteve um triunfo sonante!
Pablo veio a Lisboa mostrar porque ainda é o numero um do rejoneio e sacou duas lides assombrosas onde se reflectiu a sua maturidade toureira, o extraordinário momento da sua quadra e toda essa arte que lhe corre nas veias acoplada a uma equitação de excepção. Pablo levantou o publico dos seus assentos continuamente e após duas voltas em cada toiro abriu pela primeira vez este ano a porta grande deixando uma bitola muito elevada para o resto da temporada.
Vitor Ribeiro obteve o lote mais fraco de um curro que se deixou lidar sem muito risco para os intervenientes e não se conseguiu luzir a gosto, cravando apenas alguns ferros de boa nota.
O nosso G.F.A.L. vinha muito motivado para a abertura da nossa praça. A vontade e o nervoso miudinho da primeira da temporada reflectiam-se no sorriso de cada um.
Para o primeiro da noite o nosso cabo elegeu o Francisco Mira, habituado a abrir praça o Francisco saltou com a calma e a "toreria" que o definem, após um simpático brinde à multidão Lisboeta começou a citar de longe e com "graça torera". Carregou no momento certo e recuou bem com o toiro, no momento da reunião este adianta ligeiramente o piton direito e o Francisco não se conseguiu dobrar na totalidade, mas o seu par de braços e a oportuna entrada do resto do grupo permitiram consumar a pega sem problemas de maior. Volta triunfal com o cavaleiro e direito ao leque da sogra e tudo!
Para o terceiro da noite que andou distraído durante a lide, o Cabo mandou o João Galamba que depois da sua extraordinária época de 2008 já merecia este prémio. Após um brinde a Rui Bento citou de longe, mas o tardia investida do toiro obrigou-o a subir para o toiro. Carregou com coração recuou e fechou-se de forma soberba na cara do astado, as ajudas não entraram bem e o João fez a viagem sozinho até às tábuas onde o Nuno da Burra deu uma soberba e oportuna ajuda! Volta "de sonho" para o nosso Galamba Jr. que certamente não se lhe apagará da memória!
Para o quinto toiro , o maior da corrida o nosso Cabo reservou-nos uma surpresa.
Apanhando desprevenido o grupo e a mim mais que ninguém... Elegeu esse forcadão veterano que é António José Casaca. Rapidamente se iluminou um sorriso na cara de todos, para os mais novos é sempre animador poder ajudar e aprender com um forcado da dimensão do Casaca. Após um brinde ao nosso amigo Marco Caneira (outro benfiquista a brindar), o Casaca andou sereno para o toiro, num cite bonito e intemporal como se tivesse com as ganas de um miúdo que se estreia no Campo Pequeno, deu um recital, utilizou os 3 tempos do toureio para depois, no momento da entrada do primeiro ajuda o toiro lhe dar um sacão que com o peso da entrada do primeiro ajuda foram o suficiente para o Casaca sair.
Na segunda tentativa e com uma visível lesão no joelho, voltou a dar uma lição de vontade e com a mesma calma voltou a citar, a recuar e a reunir desta vez superiormente ajudado pelo Mota Ferreira que acompanhou toda a viajem a não deixar o toiro baixar a cara. Volta apoteótico com Pablo.

O jantar foi no restaurante do nosso amigo Luís Suspiro e foi soberbo e em boa companhia. Forcados, amigos, mulheres e namoradas, o nosso Marco Caneira e sua simpatica familia. Com direito a muitos brindes e alguns Penalties! O galamba com direito a sapato de luxo ,de camurça e de colheita especial.
Resta-me ainda agradecer ao nosso antigo elemento António Correia de Campos e sua querida mulher por mais uma vez nos terem cedido a vossa casa para a fardação! Para a próxima já fardamos a criança que não tarda!


Abraços e Beijinhos Beatriz e João Lucas










Sem comentários: