03 outubro 2009

Um Grande Grupo na última Corrida da Època


Na primeira noite do mês de Outubro, o Campo pequeno abriu as suas portas para a última corrida de abono desta época.
A corrida era de gala à antiga portuguesa e o cartel era composto por Joaquim Bastinhas, António Telles, Rui Salvador, Luís Rouxinol, Paulo Jorge Santos e o praticante Tiago Carreiras. Os toiros pertenciam à ganadaria do Eng. Luís Rocha, e foram pegados pelos amadores de Lisboa e Vila Franca de Xira.
Dos amadores de Vila Franca, pegaram à 3ª o futuro cabo Ricardo Castelo, Bruno Casquinha à 2ª o veterano e grande forcado Vasco Dotti na sua última pega do Campo Pequeno como cabo.

O primeiro toiro da corrida com o peso de 568 kg foi entregue ao forcado Francisco Mira. O Francisco depois de brindar ao nosso amigo Don Paco Jimenez, citou o toiro de largo com temple mas o toiro não saiu. Depois de novamente colocado, o toiro; o Mira citou com elegância, e carregou, para depois recuar perfeitamente na cara com o toiro a ensarilhar, acabando este por lhe meter o piton esquerdo e passar-lhe ao lado. O Mira cometeu o erro de se deixar ficar ao lado do toiro sendo depois colhido. Na 2ª tentativa, o toiro no momento da reunião, mete o piton direito, não permitindo que o Mira se fechasse, projectando-o com um derrote. Na 3ª voltou a meter o piton, mas desta vez com as ajudas mais em curto acabou por ser pegado.

O 2ª toiro acusou o peso de 562 kg, chamava-se Lucas, e foi pegado por outro Lucas. Na minha opinião o toiro mais sério da corrida mostrou-se reservado durante a lide. O João Lucas teve soberbo perante este toiro, andou para o toiro para nos terrenos certos o carregar com decisão. O toiro saiu com ímpeto, e o João Vasco reuniu perfeitamente com este, enchendo a cara ao oponente, com o grupo a entrar com grande coesão. Uma grande pega onde o nosso Lucas saiu o “guerreiro vencedor”.

O ultimo toiro era o mais pesado da corrida, com o peso de 604 Kg.
Andou toda a lide muito humilhado e algo sonso, mas na pega foi buscar casta e pediu contas ao Pedro Miranda que deu bem conta delas. O Pedro brindou a sua pega a mais um dos nossos grandes amigos desta geografia universal, o californiano Manuel Sousa. Na primeira tentativa o toiro saiu encastado, e o Pedro recuou e recebeu-o muito bem. O astado depois de embater no primeiro ajuda dá-lhe um derrote para baixo e outro lateral, que desfeitearam o Pedro e o grupo. Na segunda tentativa, Zé Luís Gomes com o seu conhecimento, muda o terreno ao toiro fazendo assim com que Pedro voltasse a cara do oponente, mas desta vez numa reunião dura, fecha-se com o grupo ajudar bem, num toiro sério e de grande volume.

Queria dar os parabéns ao grupo pela forma decidida como tem ajudado os toiros; estiveram em grande!!! Gostava de salientar a boa actuação do Armando (borda d`agua) brindado com volta.

O jantar decorreu em bom ritmo e espírito de amizade, no restaurante Portucalidade do também amigo Luís Suspiro, que nos aturou ate ás sete da manhã, de agradecer também ao José Pedro Faro, pelas historias que contou que são um pouco a historia do nosso grupo.


Agradeço aos nossos amigos, Don Paco Jimenez e Manuel de Sousa a deslocação que fizeram a Portugal para ver uma actuação dos Amadores de Lisboa. É um enorme prazer tê-los entre nós, bem hajam.

Bom meus amigos, sabem o que vos digo, façam favor de ser felizes e beijinhos à prima!!.....

Aquele abraço,

Luís Segão

6 comentários:

Anónimo disse...

Parabéns ao João Lucas q com humildade mostrou estar em grande forma, valendo-lhe a melhor pega da noite!
o restante grupo tb esteve bem, salientando-se o Armando Nunes pelas grandes ajudas, tanto na 2ª como 3ª pega!

Anónimo disse...

o período de interrupção da época é grande!não deixem que os elementos do grupo se afastem e promovam actividades, momentos de convivío!
com a mudança de Cabo na próxima época precisam estar mais unidos e confiantes entre vós!
Força à família GFAL!

Bue d´Jogos disse...

Uma grande noite... teve um grande grupo!

Apesar de estar fora acompanhei o grupo em praça,(na tv) e foium orgulho enorme ver - vos a dar tudo em praça com um lote de toiros nada fácil. Parabens ao Lucas pela pega da noite, ao Mira pela NObreza que deixou num toiro muito complicado

PARABENS FAMILIA GFAL... VENHAM AS PATUSCADAS E CONVÍVIOS

Bue d´Jogos disse...

Esqueci-me de assinar o comentáriop anterior, desculpem

Ricardo Caraças

Coudelaria Manuel Faustino disse...

O vosso blog esta muito interessante. Estao de Parabens.
Passem pelo meu - http:coudelariamanuelfaustino.blogspot.com.

Anónimo disse...

As rapidas melhoras Mira! Pedro Nunes! Abraço