14 agosto 2010

O ADAMASTOR E O CABO

No dia 11, os Amadores de Lisboa voltaram a Albufeira para pegar mais uma corrida da RTP Algarve.
O cartel era composto pelos cavaleiros: Rui Salvador, Luis Rouxinol, Sónia Matias, Ana Batista, Manuel Telles Bastos e Tomás Pinto. As pegas dos 6 toiros das Sesmarias Velhas foram feitas pelos grupos de Montemor-o-Novo e Lisboa.
Para o 1º toiro de nome Adamastor com o peso de 495kg , foi escolhido o Francisco Mira. O toiro era um manso fugidio que desenvolvia sentido e crenças em vários sítios da praça. O Mira andou para o toiro com passos largos para lhe comer o terreno, porque o toiro ia sair com alguma velocidade, recebeu-o bem mas não se conseguiu fechar ao grande derrote que o toiro lhe deu. Saltou as tábuas com uma lesão nas costelas acabando por desmaiar. Foi para dobra do toiro o cabo do grupo, o Pedro Maria, o toiro nesta tentativa vem com mais violência acabando por tirar o Pedro com o primeiro derrote pegando em seguida no Mota Ferreira e levando-o quase até às tábuas onde o deixou mal tratado tendo de recolher à enfermaria com lesões na cara e clavícula. Na 3ª tentativa com o 1º ajuda Victor Nunes a receber o toiro com o Pedro acabaram por fazer uma das pegas da noite.
Para o segundo toiro da noite que pesava 505kg foi para a cara Gonçalo Gomes, que citou com o seu passo miúdo, parou diante do toiro, falou-lhe e só depois de o carregar insistentemente, conseguiu que ele saí-se para se fechar com o toiro como poucos o fazem, é sem dúvida magnifico ver o momento de reunião deste forcado. O grupo ajudou nas terceiras de forma eficaz.
O João Lucas foi à cara do último toiro da corrida, que pesou 575kg. Foi para o toiro com um cite cheio de raça como é normal nele, o toiro arrancou numa investida correcta mas o João depois de ter reunido com perfeição não conseguiu aguentar um derrote lateral antes ainda do 1º ajuda chegar. Na 2ª tentativa o Nunes já subiu mais um pouco e conseguiu ajudar o Lucas a concretizar a pega.
Não podia deixar de destacar alguns forcados pela forma grande como estiveram em praça. O Nunes foi um valente e decisivo, o Pedro Parrulas pela coragem com que foi tapar o Mota além de estar em grande forma a ajudar, ao Nelson sempre o grande pilar e por fim ao Pedro Maria pelo exemplo de raça, de liderança e de grande forcado que é, eu sei que para muitos foi um espanto, mas não para quem o conhece e sabe o que lá vai dentro. A forma como enfrentou o Adamastor sem nunca perder a tranquilidade de cabo, foi o verdadeiro líder um exemplo a seguir, meus amigos este é o verdadeiro FORCADO.
As melhoras para os lesionados que já são alguns infelizmente.
Logo há mais uns graves,
UM ABRAÇO GRANDE A TODOS
Luís Segão (Bombeiro)

1 comentário:

NMB disse...

Tio Bomby, muitos parabéns pela crónica!