30 agosto 2010

Corrida na Malveira, Figueira da Foz e Nafarros

Houve um “ligeiro atraso” nas crónicas das corridas, segue um breve resumo das últimas 3 corridas.
Dia 13 de Agosto, Malveira - 4 Graves.
Pedro Gil à 1ª tentativa (Pega da noite);
Miguel Souto à 2ª (1ª pega pelo Grupo);
João Luz à 3ª a dobrar o Miguel Nunes (uma tentativa);
Pedro Miranda à 2ª.

Dia 21 de Agosto, Figueira da Foz – 2 Higinos Soveral
Manel Guerreiro à 1ª tentativa;
Pedro Gil à 4ª tentativa (mal na 1ª e as outras 3 por culpa dos fortes derrotes e da mansidão do toiro que metia a cara e parava a derrotar e a recuar).

Dia 25 de Agosto, Nafarros (Sintra) . 2 Vila Galé e 1 Coimbra Barbosa
Francisco Mira à 1ª tentativa;
Pedro Miranda à 4ª tentativa (mal nas 3 primeiras tentativas)
Miguel Souto à 3ª tentativa.
Depois das lesões do João Galamba e do Mota Ferreira, também o Miguel Nunes, o João Luz e o Pedro Nunes se lesionaram. Para eles um forte abraço e que recuperem rapidamente.

Pedimos desculpa pela demora das crónicas.
As próximas corridas serão no dia 5 em Montemor o Velho, dia 12 em Monchique e dia 25 no Montijo.

Um abraço,
Grupo de Forcados Amadores de Lisboa

16 agosto 2010

Come antes uma peça de fruta, Carlos Jorge!



O nosso amigo Mota Ferreira vai ser operado ao maxilar, amanhã dia 17 de Agosto, na sequência do tratamento que sofreu de um Fernando Santos na passada 4ª feira em Albufeira.

Tal como os toureiros, o Mota está internado num Hospital Distrital espanhol, o de Badajoz, cidade que o acolheu como filho.

Contamos que corra tudo bem e que já esteja junto de nós na Figueira. Na bancada claro!


Podemos observar o novo look do Mota: Cabelo cortado, botox na cara e bigodinho à Ventura/Cantiflas.

Até o Vitominas se quis inteirar do estado do Mota, tendo ligado para ele. Ao que parece, pretende que entre num novo clip do Tozé.

As melhoras!

14 agosto 2010

O ADAMASTOR E O CABO

No dia 11, os Amadores de Lisboa voltaram a Albufeira para pegar mais uma corrida da RTP Algarve.
O cartel era composto pelos cavaleiros: Rui Salvador, Luis Rouxinol, Sónia Matias, Ana Batista, Manuel Telles Bastos e Tomás Pinto. As pegas dos 6 toiros das Sesmarias Velhas foram feitas pelos grupos de Montemor-o-Novo e Lisboa.
Para o 1º toiro de nome Adamastor com o peso de 495kg , foi escolhido o Francisco Mira. O toiro era um manso fugidio que desenvolvia sentido e crenças em vários sítios da praça. O Mira andou para o toiro com passos largos para lhe comer o terreno, porque o toiro ia sair com alguma velocidade, recebeu-o bem mas não se conseguiu fechar ao grande derrote que o toiro lhe deu. Saltou as tábuas com uma lesão nas costelas acabando por desmaiar. Foi para dobra do toiro o cabo do grupo, o Pedro Maria, o toiro nesta tentativa vem com mais violência acabando por tirar o Pedro com o primeiro derrote pegando em seguida no Mota Ferreira e levando-o quase até às tábuas onde o deixou mal tratado tendo de recolher à enfermaria com lesões na cara e clavícula. Na 3ª tentativa com o 1º ajuda Victor Nunes a receber o toiro com o Pedro acabaram por fazer uma das pegas da noite.
Para o segundo toiro da noite que pesava 505kg foi para a cara Gonçalo Gomes, que citou com o seu passo miúdo, parou diante do toiro, falou-lhe e só depois de o carregar insistentemente, conseguiu que ele saí-se para se fechar com o toiro como poucos o fazem, é sem dúvida magnifico ver o momento de reunião deste forcado. O grupo ajudou nas terceiras de forma eficaz.
O João Lucas foi à cara do último toiro da corrida, que pesou 575kg. Foi para o toiro com um cite cheio de raça como é normal nele, o toiro arrancou numa investida correcta mas o João depois de ter reunido com perfeição não conseguiu aguentar um derrote lateral antes ainda do 1º ajuda chegar. Na 2ª tentativa o Nunes já subiu mais um pouco e conseguiu ajudar o Lucas a concretizar a pega.
Não podia deixar de destacar alguns forcados pela forma grande como estiveram em praça. O Nunes foi um valente e decisivo, o Pedro Parrulas pela coragem com que foi tapar o Mota além de estar em grande forma a ajudar, ao Nelson sempre o grande pilar e por fim ao Pedro Maria pelo exemplo de raça, de liderança e de grande forcado que é, eu sei que para muitos foi um espanto, mas não para quem o conhece e sabe o que lá vai dentro. A forma como enfrentou o Adamastor sem nunca perder a tranquilidade de cabo, foi o verdadeiro líder um exemplo a seguir, meus amigos este é o verdadeiro FORCADO.
As melhoras para os lesionados que já são alguns infelizmente.
Logo há mais uns graves,
UM ABRAÇO GRANDE A TODOS
Luís Segão (Bombeiro)

09 agosto 2010

Corrida RTP Algarve

É já no próximo dia 11 que mais uma vez pegamos a corrida RTP Algarve. O ponto de encontro é ás 19H30 no Hotel Vila Galé de Albufeira.

Família GFAL sempre a crescer!



Pois é, depois de nos 2 primeiros meses do Verão, a família GFAL ter aumentado com o nascimento dos filhos do Gonçalo Maria Gomes e do Bruno Mendes Pereira - o Gonçalo e o João - a cegonha voltou a visitar o Grupo, mas desta vez não foi somente uma, mas sim duas cegonhas.

Assim, no passado dia 4 de Agosto, nasceu a Teresinha Bonneville, filha do Nuno Bonneville e da Maria Pia.
É sempre de salutar o nascimento de raparigas no seio da família GFAL. Desta forma, está garantida a continuidade da presença feminina a puxar pelo GFAL.

Três dias depois, nasceu o Miguel Viegas, filho do Miguel "Tomate" Viegas e da Joana.
Irá certamente seguir os passos do Pai ou na vertente agricola ou na tauromáquica.

Parabéns aos Pais, felicidades e muita saúde é o que deseja o Grupo.

A todos vocês, um abraço e até Albufeira.