21 março 2008

2º dia de Digressão - O Dia da Corrida


Na manhã do dia 16, saímos do hotel afim de nos hospedarmos a poucos metros da castiça praça de Arnedo, no Hotel Vitoria.
O almoço estava marcado para as 12.30h, no restaurante do hotel, mais uma vez a convite do simpático anfitrião Don Paco Jimenez. Comemos ligeiramente uma massa em tomate, e umas fatias de lombo de óptimo gosto, a sobremesa uma laranja, comida para desportistas como lhe chamava Don Paco. A fardação era 15.30h e ás 16.15h já estavam com o peso da jaqueta dos Amadores de Lisboa às costas, e a caminho da praça. A expectativa era muita, pois era a primeira corrida da época, com toiros desembolados que nos elementos mais novos cria alguns nervosismo, nada que o apoio dos mais velhos e que já mais pegados em Espanha não resolvesse.
Às 16.45h os Amadores de Lisboa abrem as cortesias na Praça de Arnedo, debaixo de grande ovação. Quando a porta do curro se abriu, sai o primeiro toiro de 540 kg montado de cabeça mas voluntarioso nas arrancas e que com o decorrer da lide foi ficando com um galope compassado.
Para a cara, depois de brindar ao publico, foi o Francisco Mira, que acusou o nervosismo natural da corrida, teve correcto a andar para o toiro carregou-o e teve de ir a cima do oponente para o mesmo se arrancar, reuniu bem mas o toiro dá-lhe três derrotes que o fizeram escorregar pela córnea do toiro, saindo magoado da sorte, mas foi com as ganas que o conhecemos e com uma boa primeira ajuda do António Espanhol que pegou o toiro. Quem teve brilhante estreia foi o Gonçalo Patrício que rabejou com galhardia o imponente toiro.
Para a cara do segundo que tinha um trapio formidável e 560 kg, foi o Manuel Guerreiro que depois de brindar às Peñas Taurinas de Arnedo, teve excelente na cara do toiro trazendo muito bem toureado e fechando-se com eficácia, assim como o grupo a ajudar, sendo o Galamba Jr. rabejador. O quinto toiro de 550kg que era como os restantes muito bem apresentado toucou ao João Lucas que brindou a pega a Don Paco com a sua habitual naturalidade pegou numa reunião correcta e mais uma vez o grupo a ajudar com eficiência. No final da corrida saímos da praça debaixo de enorme ovação que se prolongou já na parte exterior da praça de um público fascinante que durante a corrida cantam um pasodoble de Arnedo, como se num coro de igreja se trata-se, foi algo de fazer arrepiar, e esse foi o publico que vibrou com actuação dos Amadores de Lisboa.
As 21.00h, estava tudo apostos para o jantar, desta vez em casa de Don Paco, sendo recebidos pela sua família de forma simpatiquíssima e tratados como verdadeiras figuras.
O jantar teve início com umas entradas, acompanhadas de excelente vinho, no jardim da cómoda casa de Don Paco, depois passamos para a sua tertúlia onde foi servido um jantar muito bem confeccionado com pratos típicos da região. No final do jantar houve alguns discursos em Espanhol, Português e Portuespanholes, mas penso que toda a gente se entendeu. Foi bom saber que Don Paco apostou em levar os Forcados Amadores de Lisboa a Arnedo, contra a muita opinião de muita gente, tomando toda a responsabilidade de um fracasso na bilheteira, mas a verdade e que venceu a aposta pois a praça de Arnedo, esgotou.

Luís Segão

Sem comentários: