15 abril 2009

FESTA DO FORCADO EM ÉVORA







No Sábado, dia 11 de Abril, realizou-se na moderna Praça de Toiros de Évora, a Festa do Forcado.

Com início marcado para as 14 horas e sem atrasos de maior, começaram a desfilar pela arena os 43 grupos de forcados da A.N.G.F., assim como um grupo de forcados veteranos e um outro de pequenitos forcados, proveniente de Montemor-o-Novo.

Durante a tarde houve demonstrações de antigas sortes, tais como a pega de costas, porta gaiola, casa da guarda e a sorte da cadeira.

Mas a maior expectativa recaía sobre o concurso de cernelhas, no qual o grupo vencedor entraria no cartel da corrida nocturna.

Em representação dos amadores de Lisboa saltaram à praça João Mota Ferreira e Francisco Mira, cernelheiro e rabejador, respectivamente.

Esta dupla esteve irrepreensível, pois nas quatro intervenções o Mota Ferreira foi decidido na forma como entrou nas vacas, para depois suportar as viagem com técnica e garra, com o peito bem encostado as vacas. O Francisco Mira entrou oportunamente, bem ligado com o cernelheiro, acompanhando bem as viagens, dobrando bem as vacas no sentido do companheiro. A dupla dos Amadores de Lisboa chegou mesmo às meias finais, sendo aí eliminado pelo grupo de Alter do Chão, vencedores do mesmo concurso, no ano passado. Tendo sido uma notável prestação para um grupo sem grande tradição nas pegas de cernelha, mostraram que quando é necessário ainda temos quem as efectue com eficácia.

Por tudo isto, o Mota e o Mira estão de parabéns. Os Amadores de Lisboa, foram representados com valentia e decisão, em dia de festa da forcadagem nacional.

Para surpresa de muitos, os vencedores deste ano, com toda a justiça, foram os elementos do grupo da Tertúlia Tauromáquica Terceirense.

Queria também agradecer, a toda família Mira muito em especial aos tios, pela forma como nos receberam na sua magnifica casa e pelo delicioso jantar, que se seguiu de uma animada tertúlia, com os elementos do grupo e alguns amigos.


Aquele abraço,


Luís Segão


4 comentários:

Anónimo disse...

Caro Luís,

Os meus sinceros parabéns pela crónica, está extraordinária e relata na perfeição, o que se passou no Sábado dia 11 em Évora.

Ao Mota e ao Mira, a justa palavra de agradecimento porque naquele dia foram um "bocadinho de todos nós" e dignificaram a jaqueta do Grupo de Forcados Amadores de Lisboa com arte e Valentia!

Pelo GFAL, venha vinha!!!

NMB disse...

Esqueci-me de me identificar no último comentário...

Aquele abraço,

Nuno Maria Bonneville

Anónimo disse...

Realmente foi uma boa prestação e o GFAL esteve em grande forma por parte da dupla, mas nunca esquecendo o espirito de grupo (amizade e humildade)!

Nuno Cortiço disse...

Assim é que é Mota, mostra a raça do pessoal de Samora. Desde já fica o convite para ti e para o grupo, nas proximas festas de Samora, visitarem a Casa de Campo Mont' Anelas. Um abraço, Cortiço.