17 agosto 2009

4ª Grande Corrida RDP dia 09 de Agosto de 2009




Mais uma vez o Grupo de Forcados Amadores de Lisboa deslocou-se a uma praça que nos traz óptimas recordações onde temos obtido inúmeros triunfos. Falo-vos da Figueira da Foz, desta feita para pegar a 4ª Grande Corrida RDP. Extraordinária afluência de público ao Coliseu Figueirense, completamente a "abarrotar" pelas costuras. Mais uma prova de que a festa está viva!
Neste ano em que comemoramos os 65 anos de existência, tinhamos ainda a responsabilidade acrescida de ser a última vez que o nosso Cabo, José Luís Gomes, pisava a arena da Figueira nessa condição.

O Cartel era composto pelos Cavaleiros, João Salgueiro, José Manuel Duarte, Rui Fernandes, Pedro Salvador, Filipe Gonçalves, o praticante Tomás Pinto e, para pegar os seis exemplares enviados pelo Senhor Higino Soveral, estava o Grupo de Forcados Amadores de Lisboa, Grupo de Forcados Amadores de Tomar e o Grupo de Forcados Amadores do Aposento da Chamusca.

O 1º toiro que nos calhou em sorte, foi lidado pelo Cavaleiro João Salgueiro que envidenciou o bom momento que está a atravessar e aproveitou a colaboração do seu oponente para efectuar uma lide plena de toureria a conseguir chegar às bancadas. Para abrir praça, o cabo chamou o Francisco Mira.



O Francisco andou para o toiro sereno e com a arte a que nos tem habituado; deixo-se ver e mandou na altura da investida tendo reunido correctamente. O toiro apesar de alguma pata, veio franco pelo seu caminho tendo sido parado pela boa prestação dos ajudas que se mostraram bastante coesos.


Para lidar o 2º do nosso lote, esteve o Cavaleiro Rui Fernandes. Evidenciou uma boa forma após a queda de que resultou uma fractura no braço em três sitios distintos. Frente a mais um toiro colaborador mas que transmitia emoção às bancadas, conseguiu efectuar uma lide séria e correcta com alguns apontamentos de belo efeito.

Para o nosso segundo toiro, o cabo José Luís Gomes escolheu o João Galamba que brindou a sua pega à Figueirense mais Emblemática, Rosa Amélia.

O João é um forcado que já vai tendo os seus créditos firmados, mas neste dia, talvez por precepitação, deixou que o toiro se arrancasse solto o que fez com que a reunião não tenha sido a mais correcta, acabando por sair.

Na 2ª tentativa, com a garra habitual, andou mais calmo para o toiro e mandou na sua investida tendo conseguido uma boa reunião. Mais uma vez uma palavra para todos os ajudas que mais uma vez estiveram exemplares, denotando grande coesão e entreajuda.

Nota ainda para o jantar onde fomos muito bem recebidos pela "Rosa Amélia" e pela sua equipa, jantar esse, que foi palco de outras "faenas" onde reinou a boa disposição.

Deixo-vos algumas fotografias que demonstram o gosto que temos em ir à Figueira da Foz e os videos das pegas.






















Um abraço,

Nuno Maria Bonneville


Sem comentários: