04 agosto 2009

Corrida em Tavira

Praça de Toiros: Tavira (Portátil)Data: 01 de Agosto 2009Ganadaria: 6 Toiros da Ganadaria Luis Cabral
Cavaleiros: Luis Rouxinol, João Salgueiro e Filipe Gonçalves
Forcados: Grupo de Forcados Amadores de Lisboa, capitaneados por José Luís Gomes e Amadores de Coruche

No ano em que se comemoram os 65 º aniversário, do GFAL, já tardava o tradicional arranque de época, que normalmente é marcado pela entrada do mês de Agosto, o qual atinge o seu ponto alto lá para meados ou seja o dia 15 e a tradição cumpriu-se, rumando toda a “família “ do GFAL a terras algarvias, desta vez coube a honra à bonita cidade de Tavira, cuja organização da corrida esteve a cargo do Clube Hípico local.
A concentração estava marcada para as 20 horas no Hotel Vila Galé Tavira, onde o anfitrião senhor José Lavrador, acompanhado do cabo José Luis Gomes, aguardava a comitiva junto à piscina. O quarto disponibilizado para a fardação foi o 3078, todavia, devido a problemas tecnicos com o GPS do Antonio Jose Casaca, o GFAL, arriscou-se a chegar mesmo, mesmo em cima da hora às cortesias, mas quando saiu o primeiro da ordem, já toda a rapaziada se encontrava entre barreiras, a aguardar o ferro primeiro, como reza a cantiga.

E para abrir praça, frente a um exemplar de Luis Cabral, bem composto, todavia, com pouca força o Cabo José Luis escolheu o Pedro Gil “Tita”, para os amigos, citou de meia praça, porém atrasou-se a mandar na investida, o que retirou velocidade à viagem e provocou uma reunião dura, correspondida por uma vontade enorme de ficar do Tita, prontamente ajudado pelo grupo que não se deixou surpreender, pela mudança de trajectória da referida viagem.
O que deveria ser o segundo da ordem, para o cavaleiro João Salgueiro, rematou desenfreadamente na jaula e acabou por se desembolar, saindo em sua substituição o 5º , ou seja o segundo do João, que por direito nos tocou foi um exemplar sério, bisco de córnea, contudo, denotou também falta de força, tal como toda a corrida lidada. O rebuçado estava guardado para o Pedro Miranda, que com facilidade lhe marcou as distâncias, embora o tenha deixado sair solto, carregou cedo e não fosse a nobreza da investida, poder-se-ia ter complicado o negócio, mas tudo se simplificou com o Grupo a ajudar em bloco e a consumar-se mais uma pega ao primeiro intento.
O terceiro da noite, a fechar a primeira parte da corrida, foi quanto a nós o exemplar mais bem apresentado e que bom jogo deu a Filipe Gonçalves, para a cara, o cabo pretendeu confirmar as indicações que o jovem Rui Caiado, tinha dado em Vizela, até porque estava em competição com o antigo grupo do Rui, no entanto a responsabilidade e uma pontinha de nervo, trairam o rapaz, que na primeira tentativa, deixou o toiro sair solto, não o alegrou e adiantou-lhe a mão direita, abortando a sorte, sem consequências de maior. Na segunda tentativa, depois de ouvidas as recomendações da praxe, o Rui consumou a pega, sem o brilho que a situação impunha, apesar de bem ajudado no sector da segunda e terceiras ajudas, o que lhe valeu um sempre oportuno e pedagójico reparo do cabo José Luis.
O jantar foi marcado pelo veterano Feliciano Raposo, um elemento que nunca esquece o seu Grupo em especial quando este se desloca a praças do sul do país, teve lugar num restaurante junto ao Mercado Municipal de Tavira e foi o que se pode arranjar, findo o qual houve divisão de opiniões quanto ao términus da noite, uns escolheram o Sotavento e outros o Barlavento.
Um abraço
João Galamba

Sem comentários: