27 julho 2010

Corrida nas Alcáçovas

No passado dia 24 fomos até à pacata vila das Alcáçovas, pegar 7 toiros da Ganadaria Vila Galé que tão bem conhecemos. O cartel era composto pelos cavaleiros Francisco Núncio, toureio da terra, Marco José, Ana Rita e Maria Mira também esta toureira da terra.

Fardamo-nos na casa da Fatinha e do Ernesto onde fomos presenteados como é habitual com um extraordinário lanche antes da corrida.

O cabo resolveu fardar os elementos mais novos entremeando com a experiência de dois ou três mais maduros, para que estes novos possam agarrar o saber necessário para pisar outros palcos de mais peso e perceberem que a responsabilidade é sempre a mesma quando se enverga a jaqueta do GFAL.

O primeiro toiro foi para o forcado Pedro Gil, que apenas conseguiu pegar este seu primeiro toiro da temporada 2010 à 3ª tentativa. Pareceu-me que estiveste um pouco nervoso e algo apressado, talvez pela a pouca rodagem que tens tido. O toiro tinha um derrote muito chato que te despejava na viagem até aos ajudas. Certamente que com mais toros irás agarrar a confiança necessária para as próximas corridas.

Para o segundo perfilou-se o forcado da terra Manuel Guerreiro, que brindou à comissão organizadora de festas. Necessitou apenas de uma tentativa para levar de vencido o seu oponente que se mostrava bastante reservado. Ao sentir o Manuel na cara o toiro quis fugir do restante grupo tendo o forcado que aguentar um tempo sozinho na cara do mesmo. Boa 1ª do João da Landeira que se estreou este ano nas 1ªs ajudas.

O João Luz foi o forcado escolhido para o 3º da noite. Este vinha muito por baixo e por isso mesmo o João pegou apenas à 3ª tentativa. Nota para os ajudas que por vezes têm de estar mais atentos para perceber se o toiro vem ou não com a cara por baixo, de forma a ajudarem consoante o comportamento do astado. Boa rabejação do Gonçalo que obrigou o toiro a parar.

Para o quarto da noite o escolhido foi o nosso Bóia! O Bóia vinha a desejar uma oportunidade destas há já algum tempo. O seu saber e experiência não defraudaram o grupo efectuando uma pega limpa à 1ª tentativa, com todos os tempos da pega bem definidos. Parabéns Bóia! Mostraste como se pega e parabéns Lebre pela boa 1ª ajuda ao teu conterrâneo. Apoteose na volta para o Forcado.

O quinto toiro foi pegado pelo Miguel Nunes, forcado que tem vindo a receber algumas oportunidades para demonstrar os bons treinos que efectuou na “pré-temporada” e que até à data não se tinha encontrado com a 1ª tentativa. Estiveste muito bem Miguel nesta tua 1ª de muitas pegas à 1ª tentativa. Apenas um reparo para o excesso de te quereres endireitar com o toiro.

O sexto toiro, na minha opinião o melhor toiro da corrida, foi para o forcado Rui Caiado. O toiro era tão bom que permitiu ao forcado que se adiantasse ligeiramente e não recebesse o toiro convenientemente de pernas. Ainda assim mostraste vontade em quereres pegar à 1ª tentativa pela forma como te agarraste ao toiro. Vamos ter de continuar a insistir para que possas melhorar o teu momento de reunião.

Para o último da noite o cabo PP optou e bem por uma estreia. O João Ricardo, irmão do João Miguel e do Bruno (que já se pode reformar pois já temos substituto à altura das suas inegáveis qualidades). O João esteve bem com o toiro, mostrando alguma calma e cumprindo os momentos essenciais da pega de caras. Brindou ao seu pai, antiga Glória dos Amadores do Ribatejo que pelos visto ainda tem mais um filho para envergar a jaqueta do GFAL.

A todos os meus parabéns pois pegar um Vila Galé não é pêra doce quanto mais sete! Uma palavra também para os menos experientes 1ªs ajudas, João Landeira, Ricardo Lebre e Rúben Ramos que mostraram que podem fazer frente aos mais rodados. Uma palavra para o nosso Galambinha que se apresentou com o “cromado” riscado e de braço ao peito, fruto de um Vinhas na Nazaré que mais parecia uma locomotiva.

Voltámos à casa da Fatinha e do Ernesto para degustarmos de uma bela ceia, uns bons penaltis e de um bolo oferecido pelo nosso querido Bóia que nos presenteou com um emocionante e comovido discurso.

O nosso muito obrigado aos anfitriões pela fantástica recepção em terras do Chocalho.

É tempo de férias e de Algarve (para alguns) por isso encontramo-nos na Bullfight in Albufeira where the bull is not killed, para mais uma corrida RTP Algarve.

Cumprimentos,

Francisco Mendonça Mira

Sem comentários: