08 setembro 2010

EM MONTEMOR-O-VELHO TRIUNFOU ...O MIKAS!

Mais uma vez fomos convidados para participar na corrida anual por ocasião das festas de Montemor-o-velho. É sempre uma sensação forte avistar o Castelo emoldurado pelos campos do Mondego visão que dá alma a qualquer Guerreiro!

Anunciava-se para esta tarde um curro de novilhos-toiros do Exmo. Sr. Higino Soveral ganaderia com antiguidade de 1992 e encaste Parladé. Os toiros estavam relativamente pequenos e o Cabo aproveitou para dar oportunidades logo na fardação, remetendo alguns elementos mais experientes para a bancada. Arriscando, pois com estas ganaderias encastadas dos campos do Mondego nunca se sabe. E em boa hora o fez pois os mais novos corresponderam e mostraram confiança e vontade!

Para o primeiro toiro da tarde que acusava alguma falta de força nos membros anteriores foi escolhido um forcado de dinastia: João R. Mendes Pereira.

Não acusando a responsabilidade o João Ricardo mostrava-se à vontade antes do toque para a pega (tem um bocadinho daquela loucura saudável de família). Brindou o toiro ao Presidente da Câmara de Montemor e colocou-se a mais de meia praça. Citou com tranquilidade e o toiro arrancou-se de largo. Aguentou muito (deveria ter alegrado um pouco mais o toiro) mas sacou-se com tecnica ainda que a reunião não tenha sido perfeita trancou-se com as ganas que lhe conhecemos e bem ajudado consumou sem problemas.

Para o nosso segundo toiro que tinha acentuados problemas de visão o nosso Cabo escolheu o forcado Rui Caiado que embora já tivesse alguns toiros pegados, faltava-lhe um salto qualitativo. Devido aos referidos problemas era um toiro que pedia um forcado tecnicista que o trouxesse toureado à voz. O Rui andou para o toiro tentando que este o visse e no momento da arrancada começou um momento alto da corrida. O Rui templou o toiro e aguentou o ensarilhar até ao limite, fechando-se no momento certo com o grupo a ajudar de forma eficaz. Pega plena de técnica que encheu o olho aos verdadeiros aficionados.

Para fechar a actuação do G.F.A.L. foi chamado o forcado Miguel Nunes. Andou para o toiro sem a confiança que já lhe vimos noutras ocasiões, quis endireitar o toiro quando este não necessitava e o mesmo acabou por sair solto, apesar disso recuou e teve uma reunião perfeita fechando-se bem com o toiro que inverteu o sentido da investida acabando o grupo por ter de subir para consumar a pega que resultou de belo efeito.

Alternámos nesta corrida com os Amadores de Vila Franca que consumaram também as suas pegas ao primeiro intento.

Mas no que ao G.F.A.L. diz respeito (porque somos uma família... os que se fardam e os que não se fardam) o triunfador da corrida foi o nosso querido Mikas! Decorria o final da lide do 5º Toiro quando no auge da sua actuação Sónia Matias se prepara para cravar um violino... Pára a montada junto aos elementos do GFAL e ergue a o ferro em direcção à barreira proferindo as palavras: "Mikas esta bandarilha é por si... um beijinho"- o nosso Mikas nem queria acreditar emocionou-se e em pé na barreira agradeceu e aplaudiu a sua cavaleira preferida de sorriso de orelha a orelha!

No final dirigiu-se à porta dos cavalos onde teve oportunidade de agradecer a simpática dedicatória da amazona.

Terminámos o dia em beleza com um belo jantar nas tasquinhas da feira e com direito a um concerto do Tony Carreira.

Mais uma vez fomos recebidos de forma superior pela comissão de festas à qual agradecemos a amizade e a simpatia com que sempre nos tratam, levando já os Amadores de Lisboa a considerarem Montemor o Velho como um sitio muito especial para o Grupo!

Aguardamos ansiosos pela próxima corrida já este fim de semana em Monchique... Acho que tenho lá família... he he he.

Um abraço a todos Pirelli!

João Vasco Lucas

1 comentário:

Anónimo disse...

Para esta não me convidaram os meninos!!!Com o nosso Mikas a ser o triunfador da tarde distinguido com um ferro da Sóninha(andou aí dedo de alguém)e no final concerto do Tony Carreira já pra não falar dos petiscos....e do vinho....seus malvados,não sei se vos vou perdoar.....Bjs Tia Manela