26 abril 2011

Festival da Tertúlia Tauromáquica do Sobral

A Tertúlia Tauromáquica do Sobral organizou mais uma vez o seu Festival e foi mais um ano em que os aficionados saíram, da bonita praça, contentes com o espectáculo protagonizado por todos os intervenientes. Para nós, Grupo de Forcados Amadores de Lisboa, é a 3ª vez que participamos neste Festival e é sempre uma alegria vir até ao Sobral, pois temos 8 elementos do Grupo que são oriundos de Monte Agraço.


O Festival começou com uma justa Homenagem ao 1º Novilheiro Português a tourear em Espanha e 2º Matador de Toiros, Maestro Augusto Gomes Júnior. Foi em 1932, que no Sobral de Monte Agraço se estreou nas arenas e foi também aqui que se estreou como empresário. Hoje com 97 anos de idade, o toureio mais antigo do mundo em vida, ainda conseguiu ir até ao meio da praça e agradecer ao público presente.


Os Falé Filipe saíram, no geral, muito bem, tendo sido no 4º e 6º o ganadero chamado à praça.


Para o 1º foi escolhido o Daniel, Mãozinhas para os amigos. O Mãozinhas para além de ser rabejador, tem vindo a revelar qualidades e muita vontade para pegar de caras e, na sua terra, surgiu a oportunidade. Na 1ª tentativa o novilho assim que o viu arrancou-se logo e na reunião perdeu-se um pouco, tirando-lhe a cara. Á 2ª tentativa, já mandou no toiro e fechou-se muito bem, sendo muito bem ajudado por todo o Grupo.


Para o último toiro foi escolhido outro forcado da terra, Rui Gil. É o 3º ano do Rui no Grupo, sendo que no ano passado, primeiro devido a compromissos profissionais e depois devido a problemas de saúde (felizmente já ultrapassados), não esteve presente na maior parte dos treinos nem nas corridas iniciais, por isso perdeu o seu lugar conquistado na 1ª época.


Era um toiro fácil, tendo mais força que o 1º e com uma cara mais pequena. Pegou à 2ª, reunindo muito bem e fechando-se ainda melhor, tendo sido muito bem ajudado pelo resto do Grupo.


Nesta corrida fardaram-se os mais novos, recaindo sobre eles a responsabilidade de elevar o nome do Grupo e apesar de não ter sido duas pegas limpas, mostraram que têm condições, vontade e garra para se fardarem mais vezes e serem primeiras opções. Fardou-se pela primeira vez o António Cortesão, esperamos que seja a primeira de muitas e que consigas interiorizar o espírito e os valores do nosso Grupo.


Neste Festival acabou por sair Triunfador, o nosso Manuel Francisco. Com uma voltareta ainda no capote no 1º toiro, em que saiu meio combalido, voltou com mais ganas (parecia um forcado do Grupo) e teve uma lide no 2º toiro que fez levantar o publico presente. Continua em busca do seu sonho e em Julho terá o que todos os toureios sonham…Las Ventas. Já estamos a organizar a digressão!
Parabéns à Tertúlia do Sobral por continuar a dar oportunidade aos jovens novilheiros e também por ter respeitado a data do seu festival, foi um risco, pois era um fim de semana com 4 dias.

Mais uma vez o nosso agradecimento à familia Passanha, na pessoa da Srª. Drª. Matilde Passanha, pela forma como nos recebe em sua casa.


Agradeço a todos os antigos e amigos que acompanharam o Grupo em mais uma corrida do vosso Grupo de Forcados Amadores de Lisboa.


Cumprimentos,


Pedro Maria Gomes



1 comentário:

Manuela Silva disse...

Parabéns pelo desempenho do GFAL.Felicidades e muitos triunfos para os que se fardaram pela primeira vez.Parabéns ao nosso Manel Francisco pela excelente exibição mas,sobretudo um grande beijinho de parabéns ao Mestre Augusto Gomes Junior foi um enorme prazer vê-lo rodeado da sua linda familia e de tão boa saude.O GFAL é o nosso amor mas a familia Gomes também.Manuela Silva