

Evento integrado nas festas da semana da juventude em Coruche, capital do Sorraia, numa amena noite de verão, reunia todas as condições para ser uma boa noite de touros, e nem os mosquitos o impediram. O público aderiu, ocupando ¾ do tauródromo sorraiano (sem contar com os telespectadores da TVI).
Data: 19 de Julho de 2008
Praça de Touros: Coruche
Empresa: Toirolindo
Evento: Corrida da Mulher TVI 2008
Cavaleiros: Sónia Matias, Ana Baptista e Isabel Ramos
Forcados: Amadores de Lisboa, Amadores do Aposento da Chamusca, Amadores de Cuba, capitaneados respectivamente por José Luís Gomes, Tiago Prestes e José Horta
Ganadaria: Dr. Brito Paes
Delegados do IGAC: Dirigiu a corrida o Sr. Delegado Tauromáquico Nuno Nery
O curro com ferro Brito Paes saiu com uma média de 470kg e no comportamento revelaram-se reservados e distraídos e a transmitirem pouco durante a lide.
As artistas a cavalo, sobrepondo-se à falta de interesse deste curro de touros, lidaram com vontade de triunfar saindo estas em ombros (talvez um pouco exagerado).
Sendo este blog do GFAL, transmitirei então, a minha opinião relativamente à sua prestação desta noite.
Há já 25 anos que o GFAL não actuava nesta praça, sendo assim esta noite, por pegarmos com mais dois grupos (sendo o GFAL o mais antigo) tocou-nos em sorte, o primeiro e o quarto touro, lidados por Sónia Matias.
Para abrir praça, foi chamado o forcado João Galamba (Córdobez em Córdoba), que sentiu assim a responsabilidade de ter que honrar a jaqueta ao mais alto nível.
Coube-lhe em sorte um touro com 460kg que pouco tinha mostrado na lide.
Na primeira tentativa, ao citar a mais de meio da praça, foi com alma encurtando os terrenos ao touro, não aproveitando estes para embelezar mais o cite diante do oponente. O touro saiu solto, e o João depois de reunir bem e aguentar os primeiros derrotes, não teve ajudas necessárias para consumar esta boa primeira tentativa, saindo da cara do touro já no meio dos ajudas. Na segunda tentativa, já mais desgastado, mas com bastante garra e valentia, esperou o momento certo para se fechar com decisão, e já com as ajudas no sítio delas realizou um boa, bonita e rija pega. Não deu volta por solidariedade com a cavaleira Sónia Matias, agradecendo apenas nos médios.
Para concluir a nossa prestação neste espectáculo, o cabo nomeou para pegar este quarto exemplar com 450kg o Francisco Mira. Perante um touro reservado e de mau tipo, o forcado mandou, templou, toureou e executou assim a sua pega ao primeiro intento. Mostrou como se deve estar e pegar touros! Deu volta, recebendo grandes ovações por parte do público, e como prémio desta magnífica pega recebeu o troféu Melhor Pega Corrida da Mulher TVI 2008.
Depois da corrida, com um magnífico repasto de carne brava, com um ambiente bastante agradável e “bem frequentado”, terminou esta noite.
Um abraço
Carlos Galamba