18 julho 2008

Para mais tarde recordar



Dia 10 de Julho, X Corrida da Tvi, Praça do Campo Pequeno em Lisboa a abarrotar (tem sido sempre assim com GFAL), alternativa de Marcos Tenório Bastinhas, Joaquim Bastinhas em ano de comemoração dos seus 25 anos de alternativa, Toiros de Maria Guiomar Cortes Moura e a oportunidade de ver Paulo Caetano torear. Eram muitos os aliciantes para esta noite, mas o decorrer do espectáculo trouxe-nos mais algumas surpresas...

O Cartel era composto pelos Cavaleiros, Paulo Caetano, Joquim Bastinhas, João Moura caetano e para tomar alternativa, Marcos Tenório Bastinhas. Para as pegas, o Grupo de Forcados Amadores de Lisboa capitaneado por José Luís Gomes, Forcados Amadores de Alcohete capitaneados por Vasco Pinto e o grupo de forcados Académicos de Elvas capitaneados por Ivan Nabeiro. Os Toiros eram da ganaderia Maria Guiomar Cortes Moura.

Pelo Grupo de Lisboa, fardaram-se nessa noite, o cabo José Luís Gomes, António José Casaca, Luís Segão, Miguel de Salvaterra, Bruno Mendes Pereira, João Miguel Mendes Pereira, Pedro Maria Gomes, João Vasco Lucas, Pedro Miranda, Francisco Mira, Pedro Nunes, Manuel Guerreiro, João Pedro Mota Ferreira, GiGi, Pedro Parrulas, João Galamba Jr, Carlos Ricardo e,João de Pegões.

O primeiro toiro a saír à arena era o nº304, de seu nome Culebron, acusando na balança 566kg com 3 anos de idade.
Para a lide, a prova de alternativa do jovem Marcos Bastinhas que teve por padrinho o seu pai.
Boa prestação do jovem cavaleiro que conseguiu boa nota na sua prova, com um toureio bastante agradável e a chegar às bancadas, temos sucessor.

Para abrir praça, o cabo chamou para a pega esse "jovem" forcado que é José Luís Gomes para mais uma vez dar o exemplo. Sempre que não nos fardamos, ficamos a sofrer o triplo da bancada uma vez que se há a vontade e coração nada melhor como dar provas disso mesmo, na arena, mas é assim, já sabemos que só se fardam 18 e só temos que respeitar a decisão. Esta conversa toda para vos dizer que nesta noite foi ainda mais dificil ter que ficar de fora. Todos os que envergam a jaqueta das ramagens no GFAL só podem ter por objectivo dar o melhor que cada um tem pelo todo, porque antes de sermos um grupo de forcados temos que ser um enorme grupo de amigos e, nesta noite, ao ver o cabo assumir a responsabilidade, e sobretudo ver o Pedro Maria Gomes de volta em grande às arenas ainda me deu uma vontade maior de estar lá dentro a ajudar!

Quanto à pega e, após um brinde sentido aos Bastinhas (Pai e Filho), tivemos um cite bastante toureiro (quem sabe nunca esquece) do José Luís Gomes como os restantes momentos da pega. Mandou no toiro, carregou com galhardia, recuou com temple para depois reunir à barbela. Foi pena no momento da reunião o toiro ter metido um piton entre as pernas do Zé Luís dificultando a consumação. Excelente primeira ajuda do Bombeiro e uma enorme ajuda do Pedro Maria Gomes cá atrás a acreditar até ao fim!

O segundo toiro que nos calhou em sorte era o nº289, de seu nome Bailado, acusando 516kg na balança com 3 anos de idade. Foi lidado pelo João Moura Caetano numa lide que veio de menos a mais.

Para a pega, saltou o Manuel Guerreiro. Brindou à senhora que mais sensações diferentes experimentava nessa noite, mãe de Marcos Tenório Bastinhas e Ivan Nabeiro e mulher de Joaquim Bastinhas.

Na 1ª tentativa, houve um misto de precipitação do forcado da cara com hesitação dos ajudas. Era um daqueles toiros que assim que via forcado arrancava logo. O manel podia ter andando um pouco mais para o toiro de forma a ser ele a mandar no tempo da investida. Assim que viu o manel o toiro arrancou logo com uma investida franca mas com alguma pata, o manel recuou e reuniu bem aguentado um primeiro derrote mas uma vez que os ajudas tinham pouco espaço para entrar (e quanto a mim, também não foram o suficientemente expeditos) não conseguiu aguentar o segundo derrote.

Na segunda tentativa o manel com a vontade e a garra a que já nos habituou, ganhou mais terreno e o toiro voltou a arrancar-se assim que o viu, novamente franco e com pata. Esteve muito bem a recuar e a reunir com uma grande primeira ajuda do João Pedro Mota Ferreira e do João Miguel Mendes Pereira já cá atrás perto das tábuas. Boa Pega!

Pelo grupo de Alcochete pegaram hugo branquinho e vasco pinto, à 1ª e 2ª tentativas respectivamente e pelos de Elvas Ivan Nabeiro e David Barradas ambos à primeira.

Para terminar, não quero deixar de saudar a TVI na pessoa do seu Director-Geral de Informação, Dr. José Eduardo Moniz, pela forte e contínua aposta à Festa Brava tão importante nos dias que correm!

Até amanhã na Corrida das Mulheres da Tvi em Coruche.

Grande abraço do Nuno Maria Bonneville!

Sem comentários: