21 julho 2008

CORRIDA DA MULHER TVI 2008







Evento integrado nas festas da semana da juventude em Coruche, capital do Sorraia, numa amena noite de verão, reunia todas as condições para ser uma boa noite de touros, e nem os mosquitos o impediram. O público aderiu, ocupando ¾ do tauródromo sorraiano (sem contar com os telespectadores da TVI).

Data: 19 de Julho de 2008
Praça de Touros: Coruche
Empresa: Toirolindo
Evento: Corrida da Mulher TVI 2008
Cavaleiros: Sónia Matias, Ana Baptista e Isabel Ramos
Forcados: Amadores de Lisboa, Amadores do Aposento da Chamusca, Amadores de Cuba, capitaneados respectivamente por José Luís Gomes, Tiago Prestes e José Horta
Ganadaria: Dr. Brito Paes
Delegados do IGAC: Dirigiu a corrida o Sr. Delegado Tauromáquico Nuno Nery

O curro com ferro Brito Paes saiu com uma média de 470kg e no comportamento revelaram-se reservados e distraídos e a transmitirem pouco durante a lide.
As artistas a cavalo, sobrepondo-se à falta de interesse deste curro de touros, lidaram com vontade de triunfar saindo estas em ombros (talvez um pouco exagerado).

Sendo este blog do GFAL, transmitirei então, a minha opinião relativamente à sua prestação desta noite.

Há já 25 anos que o GFAL não actuava nesta praça, sendo assim esta noite, por pegarmos com mais dois grupos (sendo o GFAL o mais antigo) tocou-nos em sorte, o primeiro e o quarto touro, lidados por Sónia Matias.
Para abrir praça, foi chamado o forcado João Galamba (Córdobez em Córdoba), que sentiu assim a responsabilidade de ter que honrar a jaqueta ao mais alto nível.
Coube-lhe em sorte um touro com 460kg que pouco tinha mostrado na lide.
Na primeira tentativa, ao citar a mais de meio da praça, foi com alma encurtando os terrenos ao touro, não aproveitando estes para embelezar mais o cite diante do oponente. O touro saiu solto, e o João depois de reunir bem e aguentar os primeiros derrotes, não teve ajudas necessárias para consumar esta boa primeira tentativa, saindo da cara do touro já no meio dos ajudas. Na segunda tentativa, já mais desgastado, mas com bastante garra e valentia, esperou o momento certo para se fechar com decisão, e já com as ajudas no sítio delas realizou um boa, bonita e rija pega. Não deu volta por solidariedade com a cavaleira Sónia Matias, agradecendo apenas nos médios.
Para concluir a nossa prestação neste espectáculo, o cabo nomeou para pegar este quarto exemplar com 450kg o Francisco Mira. Perante um touro reservado e de mau tipo, o forcado mandou, templou, toureou e executou assim a sua pega ao primeiro intento. Mostrou como se deve estar e pegar touros! Deu volta, recebendo grandes ovações por parte do público, e como prémio desta magnífica pega recebeu o troféu Melhor Pega Corrida da Mulher TVI 2008.
Depois da corrida, com um magnífico repasto de carne brava, com um ambiente bastante agradável e “bem frequentado”, terminou esta noite.

Um abraço
Carlos Galamba

4 comentários:

Cristiana disse...

Estive presente na corrida e adorei.
Queria felicitar o João Galamba e o Francisco Mira pelas rijas pegas que fizeram.Estiveram mt bem. Parabens!!!!

Estive presente no jantar, pela 1ª vez, e adorei!!! Muita animação,o convivio, o á vontade, o espirito de grupo e a amizade estiveram bem patentes. Espero que este tenha sido o 1º de muitos mais jantares. Gostei muito.

Um enorme abraço a todo o GFAL

Cristiana

Cristiana disse...

Seria possivel arranjarem mais umas fotos desta magnifica corrida.

Obrigada
Um abraço

Cristiana

Anónimo disse...

Vá pessoal! toca a por umas fotografias dos "bunhitos"! tambem concordo com a cristiana! Ao menos umas do "special one" com mais um prémio!

Anónimo disse...

Parabens!estiveram muito bem, principalmente pela atitude muito nobre em aceitar o convite para ir pegar na corrida TVI!Como é que um grupo como Lisboa aceita de bom grado ir pegar com o grupo da Chamusca e de Cuba, e os de Coruche se recusam a pegar com grupos sem historial e sem provas dadas?!é essa a atitude nobre e de camaradagem que um grupo de forcados deve ter perante outros?! não se deviam unir e ajudar sim, os grupos que conseguiram juntar forças para se formarem?! ou podemos então pensar ( na minha opiniao, erradamente!!!) que sendo assim o grupo de Lisboa, é um grupo que pega com grupos de "2ª"??!!parece-me a mim, que não se será de todo, e por isso so me resta realçar mais uma vez a atitude fantastica de grande grupo!!bem haja...!Continuem, porque a grande alma e garra de forcado, não é demonstrada só quando se está em frente a um toiro, é nestas nobres atitudes tambem!