11 agosto 2008

CORRIDA DE 26 JULHO 2008 – ALCÁÇOVAS

Foi no dia 26 de Julho de 2008, na Monumental montada em Alcáçovas, terra que já adoptou o Grupo de Lisboa, que foram lidados 6 toiros da ganadaria de Varela Crujo, com pesos e apresentações variáveis, com caras pouco propícias para a pega de caras. Completaram o cartel os cavaleiros António Ribeiro Telles, Francisco Cortes, Francisco Núncio e a cavaleira amadora Maria Mira, as pegas foram feitas pelos Forcados Amadores de Lisboa e Évora.


A 1ª pega do grupo de Lisboa foi consumada pelo forcado da terra, Manuel Guerreiro que lutou contra o facto da falta de cara do toiro e deste o humilhar em demasia, fazendo com que o forcado tivesse dificuldades em reunir e fechar-se, 6ª tentativa.


Para a 2ª pega do grupo, saltou o forcado Vitor Vicente que se estreou nessa mesma noite a pegar de caras. Devido à sua inexperiência, à falta de cara do toiro e deste meter a cara muito por baixo, o forcado teve dificuldades em consumar a pega, 7ª tentativa.


Para a pega do 5º toiro saltou o forcado Carlos Ricardo, que teve a amabilidade de me brindar a sua pega, que bastante agradeço. A pega foi consumada à 1ª tentativa com um toiro com mais cara e mais presença, que mais tocou em sorte ao grupo, quem sabe se teria sido por me ser brindada a pega…


Para a pega do novilho toureado pela cavaleira amadora Maria Mira, saiu o forcado Gonçalo Patrício que sentiu as mesmas dificuldades dos forcados Manuel e Vítor, pegou à 3ª.
O grupo de Évora debateu-se com as mesmas dificuldades, efectuando as pegas após várias tentativas e infelizmente com 2 forcados lesionados.


Desejo aqui as melhoras para estes mesmos forcados e para o Gijo que teve de recolher à enfermaria para lhe ser suturada ferida num dos braços.


Os toiros tiveram comportamentos variados, salientando-se 3 deles pelo seu bom comportamento. Os toureiros desempenharam bem a sua função, destacando-se o toureiro Francisco Núncio no seu 1º toiro e a amadora Maria Mira no novilho que toureou.
A praça registou ¾ de casa e dirigiu com acerto o Director de corrida Sr. José Tinoca (antiga glória dos peões de brega portugueses).


Para os valentes do Grupo de Lisboa, desejo as maiores e melhores pegas da temporada e que para o ano que vem, Deus nos una de igual forma nesta mesma praça…

Maria de Fátima Carvalho Penedo Martins Efigénio Marujo.


Sem comentários: