20 agosto 2008

Malveira - essa bela localidade saloia

15 de Agosto, Malveira.
Forcados: Amadores de Lisboa e Académicos de Elvas
Cavaleiros: Joaquim Bastinhas, Marcelo Mendes
Matador: Luis Procuna
Toiros: Vila Galé
Nesta data realizou-se a tradicional corrida de toiros nesta castiça terra, com um cartel diversificado e para todos os gostos, os Vila Galé estavam bonitos e de regular apresentação para a praça a que se destinavam.
Bastinhas andou alegre e desenvolto como é seu apanágio, chegando com facilidade ao público que quase encheu o tauródromo. Marcelo Mendes, é a segunda vez que o vemos, tal como da 1ª vez foi uma agradável surpresa a forma como monta e toureia. Procuna esteve esforçado no capote e na muleta, mas foi nas bandarilhas que mais se evidenciou. Quanto aos académicos de Elvas (grupo simpático e amigo), pegou os seus toiros à 1ª e 4ª tentativas com valor e abnegação. É um grupo jovem, que desde a sua fundação tem vindo sempre em ascensão e a afirmar-se no nosso panorama taurino.
Tradicional é também a participação do GFAL nesta corrida. Para o 1º toiro, o cabo escolheu o Pedro Gil (Tita) para a cara, toiro bonito de cara e sem complicações de maior. O Tita esteve bem diante dele, a citar, a mandar e a tourear, como resultado teve uma pega boa e vistosa à barbela, com o toiro a descair para a direita na sua trajectória mas, o grupo prontamente a corresponder e a ajudar bem. Nota-se que o Tita está muito melhor na cara dos toiros, tanto a citar como sobretudo a trazê-los toureados. Tudo se torna mais fácil quando é bem feito, está a pedir mais toiros...
Para a segunda pega do GFAL o escolhido foi o Pedro Miranda ("Pitrol" no Oeste, "Trólhóne" entre nós). Um toiro mais reservado, com defeito de visão no olho direito e que chegou à pega com a lngua dentro da "caixa". Também o Pedro esteve muito bem na cara do toiro, a provocar-lhe a investida (muito e bem com a voz), que por sinal era muito brusca, a trazê-lo bem toureado e aguentando os derrotes até a chegada das ajudas, que estiveram bem, e assim concretizar à cornea a última actuação do GFAL nesta corrida. O Pedro tem vindo sempre em crescendo e nota-se que está um forcado seguro.
Nesta corrida fardaram-se alguns elementos mais novos, os quais deram um sinal positivo nas suas prestações. Nota ainda para o Nuno Bonneville (Bone), que esteve bem a ajudar e que nesta data comemorava o seu aniversário, o que foi um ponto alto do jantar.
O que já não é tradição é o GFAL na Malveira não levar uma "carga de porrada", antes assim....e eu escrever uma crónica.... (fui agarrado). Desde já peço as minhas desculpas se algo não está correctamente descrito, mas prometo não fazer muitas mais.
Tó-Zé Casaca


Sem comentários: