20 agosto 2008

Digressão Póvoa do Varzim 2008

Após alguns meses de ausência no seio do G.F.AL. , pelas minha digressões por terras gaulesas e africanas, foi com enorme prazer que embarquei, qual Vasco da Gama, numa das mais duras e entusiasmantes travessias “A DIGRESSAO G.F.A.L. PÓVOA DO VARZIM 2008” . Para todos os que acompanham o grupo, este momento é por todos ambicionado, fazer uma travessia de Portugal em 3 dias, para pegar na histórica praça da Póvoa, esta digressão tinha ainda de complemento o facto do grande LUIS SEGÃO “BOMBEIRO” cumprir o seu 27º aniversàrio (decidi retirar alguns anos à sua idade real, dadas as suas últimas estonteantes performances).
Embarcaram nesta digressão, o aniversariante Luís Segão, Pedro Maria Gomes (de referir que estes 2 bravos, são resistentes nestas digressões desde o início do milénio), Nuno Bonneville, Pedro Baptista, Fernando Santos, Manuel Correia e eu próprio.
No meu caso e do Luís a digressão começou mais cedo por volta das 15h de sexta feira, onde após uma boleia arranjada à socapa, do Algarve para Lisboa, com paragem na rotunda do Montijo e nessa grande Tasca “Nova Lisboa” em Paio Pires onde comemos um belo coirato.
Após algum tempo na borda d`água toda a equipa se juntou em Lisboa, e após algumas tentativas, de certos elementos para mudar o primeiro destino da digressão para as festas de Alcochete, seguimos pronta viagem para a bonita aldeia À-DOS-CARVALHOS.....ali pertinho, Conselho de VISEU.
Ficamos instalados na casa de família do Fernando Jorge Santos, que nos acolheu divinamente numa casa fabulosa, onde havia tudo o que a rapaziada precisa para se concentrar para a corrida que se aproximava.....nomeadamente....armas de fogo, manuais de guerra, condecoraçoões militares, espadas,sabres e lanças, e claro está algumas relíquias históricas desse tempo Glorioso em que Portugal era uno do “Minho a Timor” sob a egíde do maior Português do Sec. XX, António de Oliveira Salazar.
Tivemos um belo jantar no salão nobre, onde nos acompanharam sua magestade “Rei D. Carlos”, her higness “Rainha de Inglaterra”, sir fiel marshal “Lord Montgomery” ,e claro está o grande “Professor António de Oliveira Salazar” , de referir que toda a rapaziada seguiu o protocolo na integra a não ser um elemento da borda d`água que decidiu comer as bifanas no pão e palitar os dentes após tao nobre repasto...ele há gente...........
Seguidamente e bem aconselhados pelo sr António, caseiro da familia Santos, a rapaziada depois de muitas minis,alguns whiskeys e muitas mentiras contadas, decidiu procurar as melhores casas de baile da região, sendo que terminámos a noite numa bela discoteca, bem frequentada em Viseu, onde bebemos uns copos. Oferecemos uma prenda ao nosso aniversariante !LUIS SEGÃO! , conheçemos umas amigas, bailámos (na maioria com mulheres, sendo que um dos elementos talvez por distracção dançou com um travesti, prefiro não mencionar o seu nome, pois a sua hospitalidade foi excelente durante a nossa estadia em Viseu), conversámos, contámos mentiras, enfim passámos uns bons momentos.
No dia seguinte e sem grandes ressacas almoçámos juntamente com as mesmas personalidades do jantar vesperino, fizemos um tour pela região, e tomámos rumo ao novo destino....Viana do Castelo...
Neste dia o sentimento era ligeiramente diferente....pois pairava no ar, a corrida de Domingo....sendo que após uma tranquila viagem, jantámos na bonita vila de Ponte de Lima, na sempre agradável companhia dos manos Correia e desse grande amigo do grupo que é o Micas . Dado o compromisso do dia seguinte apenas tomamos café e bebemos 1 água num bar bem frequentado por esses grandes portugueses que sao os nossos emigrantes em França .
Pernoitámos na casa do Gonçalo Correia (irmão do nosso Manuel de Viana), que teve a cortesia de nos abrir as portas de sua casa e de nos preparar um pequeno almoço divino, que de certeza deu muita energia para a rapaziada que no domingo tinha 3 Ruy Gonçalves para pegar.
Concluíndo, creio que foi um fim de semana muito bem passado, onde à parte do principal objectivo, a Corrida de Toiros da Póvoa do Varzim, o convívio e a amizade entre os elementos saíram reforçados, especialmente no meu caso, visto não acompanhar o grupo à largos meses.
Gostaria de deixar um especial agradecimento ao Nuno Bonneville, por mais uma vez a sua logística e organização terem facilitado imenso a digressão; às familia Santos e Correia por nos terem acolhido como vem sendo hábito com grande distinção; ao aniversariante por decidir passar essa data tão especial na nossa companhia e, ao PP por ter convidado um iletrado, ainda para mais da Borda d`água e com “sapatilhas à Cristiano Ronaldo” a escrever esta crónica.
Por último durante o fim de semana da digressão um amigo do grupo, o Miguel Garcia, mais conhecido por “Bisa”, do Real Grupo de Forcados Amadores de Moura, sofreu um acidente, encontrando-se internado a convalescer de graves lesões cerebrais, desde aqui lhe enviamos os desejos de rápidas melhoras e as nossas orações.

Com os melhores cumprimentos

Armando Josè Barreira Belchior Nunes

2 comentários:

Anónimo disse...

Grande Armani antes de mais os meus parabens pela crónica. Transcreves-te no papel e brilhantemente, mais uma digressão dos guerreiros por terras Lusas. Queria-te dizer tambem, que é sempre uma honra receber-te a tí, aos outros 6 elementos que partiram nesta aventura, e a todos os outros meus "irmãos", do nosso querido grupo de forcados amadores de Lisboa que infelizmente nao puderam participar, que é sempre uma honra e um previlégio recebelos em minha casa. Que venham muitas mais e boas...
Pelo grupo de Lisboa:
Venha Vinho!!!!

Grande Abraço Nando

PS:Armani, já agora Fernando Santos Costa. lolol

Anónimo disse...

e onde estavam os gajos das caxinas desta vez???