24 agosto 2009

Crónica Corrida RTP Algarve 09, Albufeira, 18 de Agosto‏

"Foi com muito prazer que uma vez mais aceitei o gentil convite do Grupo de Forcados Amadores de Lisboa, por intermédio dos meus amigos Pêpê Gomes e Francisco Mira, para a ceia no final de mais uma corrida RTP Algarve.
Desta vez para além da ceia fui também convidado para a dificil tarefa de fazer a crónica da corrida.
Como tal e sem pretensões de cronista, jornalista ou comentador faço-o de acordo como vi a corrida.
Noite típica de Verão, praça cheia e um ambiente diferente do ambiente taurino que estamos habituados mas também muito agradável para os participantes que foram sempre acarinhados pelo público.
Pegavam os Amadores de Montemor e os Amadores de Lisboa, seis touros do Matador de Toiros/Ganadero/Empresário Fernando dos Santos.

A corrida saiu bem apresentada, cumpridora e colaborou para o espectáculo. O Grupo de Montemor pegou todos os seus touros ao primeiro intento, tal como os Amadores de Lisboa, que passo a descrever.

Para abrir a corrida o cabo José Luis Gomes escolheu o forcado Pedro Miranda, coube-lhe o touro mais sério da noite e com mais poder, na minha opinião, o Pedro fez uma pega com principio meio e fim, tudo bem feito numa pega vistosa e com um toiro com muita velocidade, muito bem ajudado por todo o grupo. Mais uma vez, na minha opinião, deveria ter sido a pega vencedora do troféu em disputa.
O segundo touro foi pegado pelo Francisco Mira, um dos forcados mais mediáticos do momento, precisamente por aquilo que tem feito e bem. O Chico tentou mandar mas o touro saiu-lhe muito pronto, aguentou-o, não como normalmente o faz, mas mesmo assim não se descompôs e fechou-se muito bem para ser também bem ajudado por todo o grupo. Foi a pega vencedora da noite.

A fechar a corrida o momento mais emotivo, a pega do Pêpê, podia até nem ter sido uma boa pega, que foi, podia ter sido mal ajudado, o que não aconteceu, só a sua atitude valeu o momento. Pôs-se em frente a um toiro depois do percalce que lhe aconteceu, brindou a sua mãe, a quem mais poderia ser...O meu aplauso e que bonita maneira de regressar ao activo nesta fase que se aproxima na sua vida.
Como te disse Pêpê, tens da minha parte e do Grupo de Forcados Amadores de Évora todo o apoio e toda a amizade dentro e fora de praça.

Ao Cabo José Luis Gomes uma palavra de reconhecimento por tudo o que tem feito no seu grupo e na festa em geral e pelo exemplo que tem sido para todos nós.

Faço votos de muitos sucessos e êxitos para o GFAL e que todos os lesionados se recuperem rapidamente.

Muito obrigado,

Um forte abraço

Bernardo Salgueiro Patinhas"














1 comentário:

Bue d´Jogos disse...

Foi uma crónica, à imagem da bela corrida que foi(diferente do normal,algarve e agosto!!!), estiveram bem os 2 grupos e gostei muito de ver o grupo da minha terra(Lisboa) Mesmo com percalços continua o Mítico e Místico Grupo de Lisboa a fazer História por essas praças fora.

MUITOS SUCESSOS PARA GFAL

Abraço forte

Ricardo Caraças