07 setembro 2009

Montemor-o-Velho

Tarde de verão, na bonita e antiga vila de Montemor o Velho. A praça de toiros, instalada no recinto da feira anual, tinha as bancadas lotadas de um público alegre, festivo e paciente! Corrida organizada pelo Centro Equestre de Montemor o Velho e cartel composto pelas cavaleiras Sónia Matias, Ana Batista, o matador de toiros Luís Vital "Procuna" e, para pegar os toiros do ganadero Hegino Soveral, os Amadores de Lisboa (que pela primeira vez se apresentavam nesta vila) e o grupo do Aposento da Moita.
Feitas as cortesias, saiu o primeiro toiro da tarde, um novilho com pouca presença e que manseou durante toda a lide de Sónia Matias, sem no entanto criar grandes complicações para a cavaleira. Para abrir praça, o nosso cabo escolheu o forcado Rui Caiado. Posicionado o toiro, posto o barrete, o Rui estava um pouco reservado, e perante a arrancada do toiro após o cite correcto, não alegrou o toiro nem o recebeu nas melhores condições, pelo que o toiro passou ao lado do forcado. Na segunda tentativa, ja mais vistoso no cite, o toiro arrancou pronto e investiu no forcado, que, embora não se tivesse dobrado na cara deste, vinha bem colocado aguentando a investida a meia altura, com o grupo a fechar bem e a mostrar prontidão nas ajudas.
O segundo do nosso lote foi lidado novamente pela cavaleira Sónia Matias, já tinha mais presença e mostrou-se durante a lide, um bom colaborador, com boas arrancadas para o cavalo e, após uma lide alegre e com bons ferros curtos, que valeu a Sónia Matias o prémio de melhor lide da tarde, foi escolhido o João Galamba. Um bom forcado, que nos tem dado boas alegrias nos ultimos anos, e que em Montemor não teve a sua tarde. Na primeira tentativa, após o cite um pouco em cima demais, o João atrasou-se um pouco no momento da reunião, pelo que não se conseguiu fechar, tendo sido despejado antes de chegar ao primeiro ajuda. Na segunda tentativa, já recebe melhor o toiro, mas este quando chega ao primeiro ajuda, coloca a cara no chão deixando assim o forcado por terra. Na terceira tentativa, o toiro mete o piton esquerdo no momento a reunião, pelo que nem deu tempo para o João de fechar, tendo sido depois muito castigado no chão. Já recomposto, foi pela quarta vez para a cara do toiro, e desta vez, com o toiro a meter o mesmo piton, o forcado ja vinha fechado na cara do toiro, uma boa primeira ajuda de João Mota Ferreira, e o grupo a mostrar rapidez e decisão para consumar a pega.
No intervalo (depois de um toiro enganado ter saído para a arena, tendo demorado uma eternidade para recolher), foi a vez das homenagens, tendo sido o nosso Cabo, José Luis Gomes o primeiro homenageado da tarde com uma bonita placa oferecida pelo Centro Equestre organizador e um cabaz de "Doçaria Regional" (citando Armando Nunes), com umas boas queijadas e saborosos pastéis de Tentúgal.
Pelos Forcados do Aposento da Moita, pegou o primeiro José Maria Bettencourt, à primeira tentativa, numa pega limpa e bonita e para o segundo saltou o forcado Frederico Morais, que após um cite bonito o toiro arranca com muita pata, tendo o forcado respondido com rapidez no momento de se fechar, no entanto atravessou todo o grupo e bateu com o forcado nas tábuas, para depois o colher de uma maneira muito dura, que o impossibilitou de realizar a segunda tentativa. a
As melhoras para o Frederico. Saíu para a dobra José Broega que aguentou uma viagem dura, até que o grupo conseguisse fechar e consumar a pega. Foi esta a pega vencedora do troféu em disputa.

Para fechar a ida a Montemor o Velho, e na presença do Ganadero Sr. Hegino Soveral, jantamos num restaurante no recinto da feira, que para alegria de muitos elementos do GFAL tinha o símbolo do glorioso nas toalhas de mesa, tendo tempo ainda para, no final, assistirmos ao concerto (Karaoke) de Paulo Gonzo e rever velhas glorias do ciclismo nacional.



Um Abraço
Manuel Correia

Sem comentários: