17 setembro 2009

Sobral de Monte Agraço - 13 de Setembro de 2009

Mais uma tarde de toiros, desta vez na praça de toiros de Sobral de Monte Agraço integrada nas festas anuais da terra. O cartel era composto pelos cavaleiros: Luís Rouxinol, Victor Ribeiro e Tiago Carreiras. Estes perante um curro de António Lampreia e as pegas a cargo do Grupo de Forcados Amadores de Lisboa e do Grupo de Forcados Amadores de Coruche.

Esperava-se uma tarde dura e com emoção para os forcados devido ao pesado curro trazido pela ganadaria de António Lampreia. No entanto, tal não veio na totalidade a verificar-se, não obstante os sinais de mansidão revelados pela generalidade dos toiros.

Para abrir praça, foi entendimento do cabo atribuir o primeiro da tarde ao forcado Rui Gil que, de modo algo precipitado, caminhou em direcção ao toiro, tendo depois carregado com certeza e recuando muito bem, consumando uma pega fácil ao primeiro tento.

O terceiro toiro da tarde, pegado por Pedro Miranda, manifestou ao longo da lide evidentes manifestações de falta de bravura, fechando-se em tábuas, dificultou a tarefa do forcado. Na primeira tentativa, Pedro chamou com alegria e calma, tendo carregado no momento exacto, porém não conseguiu impor-se aos violentos derrotes, acrescendo a falta de ajuda do grupo. Já na segunda tentativa, Pedro deu provas da evolução do seu conhecimento sobre a actuação dos toiros, tendo realizado uma pega rija, caracterizada pela valentia, assim honrando a jaqueta do grupo.

Para pegar o quinto da tarde, foi chamado o forcado Pedro Gil que, com eficiência, concretizou a pega à primeira tentativa. De notar que a investida rápida do toiro e de algum modo inesperada não permitiu ao forcado, conforme ditam as regras, marcar e determinar o momento da sorte.

Um abraço
João Abreu

1 comentário:

Anónimo disse...

Parabéns aos manos Gil,estiveram em grande!