07 junho 2010

Corrida Olival

Começou a Era Pedro Maria Gomes no comando do GFAL!!!!!

Após 19 anos de chefia do nosso Grande Cabo José Luís Gomes, o PP teve a sua primeira corrida como Comandante das tropas do GFAL. Bravos guerreiros que continuam a beber da sabedoria dos mais antigos e a dignificarem o nome do nosso GFAL e também do nosso Mestre Nuno Salvação Barreto. PP estes guerreiros que te foram entregues, não são os “300”, mas tenho a certeza que se a estes 35 perguntares quem são, responderemos em uníssono GFAL GFAL GFAL!!!

Marchámos então para a primeira corrida desta nova Era! No Olival (Ourém/Fátima) debaixo do olhar de Nossa Sra. De Fátima fomos pegar 2 toiros do Eng. Luís Rocha e 1 da ganadaria de Santiago. Compartiam o cartel João Pedro Cerejo, Gilberto Filipe e a praticante Ana Rita. Pegavam ainda os Amadores de Lisboa e o GFA de Alter do Chão.

A fardação foi na Quinta de Montalto (www.quintadomontalto.com), propriedade dos familiares de Mestre Augusto Gomes Jr. que ali cresceu e passou boa parte da sua infância. Uma quinta magnífica, situada no coração de uma vegetação e paisagem absolutamente fascinante. Em suma um excelente quartel para as tropas mais novas se fardarem pois a maioria dos oficiais nesta “batalha” ficaram fora das trincheiras!

Às 5 da tarde debaixo de um calor tórrido começou a corrida.

O primeiro toiro não aparentava grandes problemas, tanto pelo tamanho como pelo comportamento em toda a lide. O primeiro guerreiro foi o Miguel Nunes, uma estreia absoluta! Forcado que criou uma expectativa enorme entre todos pela sua entrega, humildade e noção da pega que demonstrou nos treinos. Miguel, nas três tentativas que efectuaste fizeste tudo ao contrario… nunca mandaste no toiro, não tiveste percepção dos terrenos do mesmo, adiantaste-te… digo-te isto tão frontalmente pois sei que estas criticas as vais levar como construtivas, e que vais ultrapassar estes problemas com a calma e a tourearia que te conhecemos! O peso da Jaqueta do GFAL é de grande responsabilidade que pela sua história nos pesa nos ombros mas ao mesmo tempo nos orgulhamos pois só os predestinados estão capacitados para a envergarem. Continua a sentir esse peso… mas com mais calma!

Para o 2º da tarde o nosso Comandante PP brindou-nos com mais uma estreia, o César “Peixoto” Gonçalves. E digo brindou-nos porque o César num bonito gesto dedicou a sua primeira pega a todos aqueles que estavam na bancada e acompanharam o GFAL. Este toiro tal como o primeiro era um toiro aparentemente fácil, caso o forcado tivesse bem na cara dele, pois os que parecem mais acessíveis podem tornar-se muito difíceis se complicarmos o que é fácil! Coisa que o guerreiro “Peixoto” não fez. Esteve sereno a caminhar para o toiro, carregou bem a sorte, e agarrou-se. Com alguns pormenores a corrigir e umas arestas a limar podes melhorar ainda mais a tua prestação tanto esteticamente como técnica. Como uma pega não se faz sozinha o grupo fechou bem também com uma estreia nas 1ªs, o meu afilhado Fábio. Fábio, ajudaste bem mas pareceu-me pouca garra, se fosse um toiro com mais pata… não sei não! Ainda assim parabéns aos dois e ao grupo pela pega efectuada à 1ª tentativa.

O quinto da tarde da ganadaria Santiago saiu mais sério, com peso, um cabano baichel. Pedia um forcado mais experiente, e assim foi. O João Luz após brindar a pega ao nosso amigo Pedro Gonçalves, andou confiante para o toiro apesar de não mandar no astado e de ter tropeçado no momento da reunião, quis brigar com o toiro com vontade de ficar onde só se viu o Nunes a dar o cabedal, e claro sofreu consequências disso mesmo. Já na segunda o Guarda Luz acabou por não mandar novamente na investida do toiro mas desta vez levámos a melhor pois pegámos o toiro com o valorosa ajuda do João da Landeira. João Luz gostei da tua garra apesar de não teres estado tecnicamente bem, falta-te entender mais do toiro e dos terrenos a pisar.

Não poderia deixar de dar uma palavra de apreço aos elementos que se fardaram pela 1ª vez caso do Miguel Nunes e do João Ricardo. Acreditem no grupo, agarrem as oportunidades, pois um dia mais tarde irão dizer que por mais que possam ter dado ao grupo nunca será suficiente para pagar aquilo que ele vos deu.

Para finalizar agradecer a presença dos antigos elementos e amigo(a)s aí presentes para nos apoiar nesta nova etapa do nosso GFAL e também à família Gomes Pereira pela hospitalidade.

Forte abraço a todos e até Badajoz!!

Francisco Mendonça Mira

(Fotos em breve)

2 comentários:

Manela Silva disse...

Bonita crónica Francisco,como não podia deixar de ser todos tinhamos que acompanhar o PP neste momento importante da sua vida.Sorte para o resto da temporada e até Agueda.Manuela

Anónimo disse...

Bem Mirinha!!!!! Começas a escrever como um GUERREIRO!!!

Para a linha da frente com "Pedro o Grande" !

Luka-Pirelli