29 junho 2010

Os Amadores de Lisboa voltam a Alcácer, em triunfo!

Dia 27 de Junho pelas18horas, realizou-se a corrida da Pimel em Alcácer do Sal, com toiros de D. Luís Passanha, para os cavaleiros João Moura, António Telles e João Moura Jr.. Para pegar, os grupos de Forcados Amadores de Montemor-o-Novo e Lisboa.

Os Amadores de Lisboa voltaram a Alcácer do Sal, passados dezassete anos, para fazer honrar a nossa jaqueta, e um punhado de grandes forcados desta terra, que passaram pelo grupo ao longo dos anos. Alcácer tem também a particularidade de ser uma terra onde temos inúmeros amigos e apoiantes, onde muitos elementos podem dizer que já foram felizes.

O Francisco Almeida (Bombolina), foi um dos grandes forcados do nosso Grupo, e o Manuel Guerreiro brindou-lhe o primeiro toiro na sua terra natal. Depois de brindar foi pisando a arena com classe e temple , carregou com raça reuniu bem, dobrando-se bem com o oponente de 500kg e com o Grupo fechar bem cá atrás, efectuaram uma pega limpa.

Para o segundo toiro que pesava 530kg, o Cabo foi dar o exemplo, e em jeito de agradecimento brindou também ao Grupo de Montemor. O PP perfilou-se nos médios e a citar convicto andou para o toiro que era tardo, mas depois de entrar bem nos seus terrenos acabou por investir , o PP recuou na perfeição e reuniu bem. Fez uma viagem com pata com o Mota Ferreira a entrar muito bem e ir com o resto do grupo até às tábuas.

A grande pega da tarde veio com o ultimo toiro da corrida, que pesava 565kg, para a cara foi o Francisco Mira. Brindou a pega ao António Rodrigues (Espanhol), este o ultimo forcado da terra a ter actuado no nosso Grupo. O Mira gritou para o toiro em terrenos de tércios, com o seu cite garboso a que nos tem habituado, foi realmente brilhante a forma como foi falando com o toiro a entrar nos terrenos do mesmo, que saiu com pata levando o Mira bem fechado à córnea numa viagem longa, onde alguns ajudas não conseguiram entrar, acabando o Xico por ter de andar algum tempo sozinho na cara do toiro. Grande pega!! Finalizada pelo Gonçalo Patrício a rabejar com muita espectacularidade e a sair muito bem na cara do toiro com muita solera.
Pelos forcados de Montemor pegaram João Romão Tavares à primeira, Francisco Borges que depois de um bonito brinde ao cabo Pedro Maria Gomes, só se conseguiu fechar ao segundo intento e por ultimo Filipe Mendes a dobrar João Braga que saiu lesionado com alguma seriedade, ao qual desejamos as rápidas melhoras, de salientar nesta ultima pega uma grande primeira ajuda de João Pedro Pereira.

Foi sem dúvida satisfatório ver uma boa actuação do grupo numa terra que tem ligações importantes aos Amadores de Lisboa ao longo da sua história.
Agradecer a forma como o Tó Manel e a Sofia abriram as portas de sua casa para nos receberem e também aos pais de ambos que proporcionaram um magnífico e agradável jantar.

Obrigado em nome do Grupo a todos os antigos elementos e amigos que acompanham o GFAL, gostávamos que apoiassem o Grupo sempre que possível, porque estes rapazes vão continuar a honrar esta jaqueta.
Bem haja meus amigos! E continuem a fazer-nos felizes!

Luís Segão











































nota: Fotografias gentilmente cedidas pelo Sr. Joaquim Mesquita

1 comentário:

Anónimo disse...

Parabéns a todos pela excelente actuação continuem a honrar a vossa jaqueta que os verdadeiros amigos vão sempre acompanhar-vos, não tanto como desejava mas na medida do possivel mas,perto ou longe estão sempre no meu coração.Tia Manela