12 julho 2011

Alcácer tem “un color especial” para o GFAL


No dia 26 de Junho, o GFAL apresenta-se de novo em Alcácer do Sal para mais uma corrida da Pimel.

Componha o cartel os cavaleiros, Luis Rouxinol, Rui Fernandes e João Telles Jr. e os grupos de Montemor e Lisboa, apresentou-se nesse dia pela primeira vez a ganadaria do Conde de Arriaga.

O segundo toiro da corrida que tinha o peso de 505kg coube em sorte ao Pedro Gil. Brindou a pega deste toiro a Inácio Ramos. E depois de ganhar meia praça andou para o toiro com temple carregou na altura certa e recuou vertical e de vagar a reunião foi um pouco descomposta pela velocidade do toiro, mas o Pedro recuperou muito rapidamente e com a garra que lhe conhecemos, o grupo foi oportuno e coeso a ajudar, resultando assim num a pega de bonito efeito.

O Manuel Guerreiro foi o forcado da cara do quarto toiro da tarde. Brindou ao nosso amigo e ex-elemento do grupo Manuel Rodrigues “Manolo” . Este toiro era pronto de arrancada e assim que o Manel se perfilou com ele arrancou-se de meia praça, com uma investida vibrante ao que o forcado soube aguentar para lhe recuar o suficiente para reunir na perfeição e arrancando uma pega de perfeita execução, mais uma vez o grupo a ajudar com eficácia e determinação.

Para fechar a corrida o toiro quer nos cabia em sorte com 640kg saiu com deficiências motoras e foi substituído pelo sobrero de 440kg e que estava justo de forças. Perante um novilho pequeno e com as forças diminuídas, o cabo mandou o Francisco Mira fazer uma sorte que se chama o “número “ e os Amadores de Lisboa tem feito ao longo dos anos. O Mestre Nuno Salvação Barreto gostava de a fazer quando tinha oponentes destes pela frente para poder dar mais alguma emoção à pega.

O Francisco brindou ao antigo elemento José Pedro Quadrado, o grupo saltou de novo para fora de praça, o Mira citou o toiro com finura, foi-lhe ganhando os terrenos, carregou-o mas o toiro saiu mas frenou logo a seguir e tornou a faze-lo mais uma vez. Quando finalmente arrancou e pegou no Mira parou-se a bater com ele acabando por o tirar quando o grupo estava a chegar. Na segunda tentativa mudou-se os terrenos do opositor e tirou-se das tábuas. O Mira andou para ele a deixar-se ver e quando o carrega já saiu com mais decisão e a pega consumou-se.

Esta pega, serviu também para brindar os vários antigos forcados dos Amadores de Lisboa, que tantas tardes viram fazer e executaram esta sorte. E sempre um prazer imenso vê-los nas bancadas de uma praça a ver o nosso Grupo, muito obrigado a todos.

Tivemos também nesta tarde a agradável companhia, do nosso grande amigo Michael Fernandes “Mike”, que já se tinha fardado pelo GFAL na Califórnia, sua terra natal mas tinha o enorme desejo de o fazer em Portugal. Foi para nos também um privilegio ter este grande primeiro grande do Aposento de Turlock fardado entre nos. Um grande abraço para ti também Mike.

Queria deixar o agradecimento ao António Manuel “ Espanhol” e à Sofia pela forma agradável como nos recebem em vossa casa e também as vossas famílias que nos repastam com aquele fabuloso jantar. Depois não querem que a rapaziada goste disso…em especial eu!

Obrigado a todos por ter saído mais uma vez da praça, com a certeza que este é o Grupo de Forcados Amadores de Lisboa.

Um grande abraço

Luis Segão

Sem comentários: