24 agosto 2011

Malveira 2011

Fez, no passado dia 14 de Agosto, 67 anos que o nosso querido Mestre Nuno Salvação Barreto fundou o Grupo de Forcados Amadores de Lisboa. Tivemos a oportunidade de festejar essa data na praça de toiros da Malveira, uma praça que nos traz boas e más recordações, mas que acabamos sempre por sentir que é nossa.

Actuaram, nesse dia, os cavaleiros João Moura, Manuel Telles Bastos, Marcelo Mendes e ainda o jovem David Gomes que se estreava na sua terra. O curro pertencia à ganaderia Cabral Ascensão e ainda um novilho de Jerónimo Manzarra. Para as pegas, os grupos de Lisboa e Cascais.

A fardação foi em casa dos nossos queridos Pedro Nunes e Júlia, que nos receberam principescamente na sua fantástica casa com um belo lanche. O Nunes estava muito feliz por receber a rapaziada em sua casa e ainda nem sonhava como que se seguiria! O nosso Cabo resolveu fardar os mais novos e foi um ambiente muito divertido, como não me fardei, tive a oportunidade de ver alguns pormenores com outros olhos . O nervoso disfarçado do Martim Cosme Lopes na sua primeira fardação e logo no dia do seu aniversario, a alegria do Nunes por ter o seu grupo a fardar-se no seu quarto e o que me tocou mais que tudo, um pequeno PP Gomes atento a todos os pormenores da fardação e ao discurso do seu tio o cabo PP Gomes (sénior) . A Sofia que me desculpe mas… temos forcado!

A praça estava cheia e tudo se proporcionou para uma agradável tarde de toiros.

Os cavaleiros cumpriram com destaque para o estreante David Gomes que se entendeu na perfeição com um brilhante novilho da ganaderia Manzarra. Exibindo os seus reconhecidos dotes de equitador.

Para o primeiro toiro, o nosso cabo escolheu um forcado da terra, Rui Gil esteve à vontade com o toiro, citando de meia praça e em bom estilo, acabou por ter de pisar os terrenos do toiro para lhe provocar a investida. O toiro acabou por se parar a derrotar, mas o Rui esteve com garra e aguentou até à chegada do grupo.

Para o nosso segundo toiro, foi eleito o forcado Miguel Souto que tem vindo no seu ano de rodagem depois de uma boa pré-época de treinos. O Miguel esteve tranquilo e frente a um oponente que apresentava alguma dificuldade na configuração da córnea, conseguiu recuar como mandam as regras e executar uma boa reunião sendo prontamente ajudado pelo resto do grupo.

O Novilho lidado pelo debutante David Gomes foi pegado a meias com o grupo de Cascais. Para a cara, o cabo escolheu o nosso forcado Gonçalo Patrício, o mais experiente neste tipo de partilhas. O novilho negro zaíno com mais de 300 kg, o Patricío à cara e o trolha a rabejar diante de uma multidão que aplaudia em delírio… (onde é que eu já vi isto?)

O Gonçalo esteve toureiro e sem deixar os seus créditos por mãos alheias, fazendo lembrar aquele anúncio “tenho cara de puto, mas já sou muito rodado”. Boa pega à primeira tentativa.

Para o nosso último toiro estava guardado o melhor momento da tarde. Um toiro que não parecia tão fácil e muitas dúvidas na cabeça do nosso cabo. O desejo enorme de um forcado de eleição em pegar o toiro na sua terra, a pressão de alguns elementos, etc.

É fácil entender, o Pedro Nunes entrou para o GFAL à quase uma década e rapidamente conquistou o coração de todos, simpático, calado, prestável e um abnegado pilar das ajudas, tanto nas 1ªs como nas 2ªs o Nunes dá sempre tudo o que tem, sem nunca fazer alarde, é um exemplo máximo da palavra Humildade.

A vontade de pegar um toiro na sua terra rapidamente se estendeu a todo o grupo, fardados e não fardados e o nervosismo com o aproximar dos ferros curtos era enorme. Por fim, o nosso Cabo resolveu arriscar e dar o toiro ao Nunes. Explosão de alegria para todos!

O Nunes não acusou o nervoso, o olhar da Júlia denunciava o seu nervosismo, todo o grupo parecia em suspenso, sem respiração, citou com garbo e toreria, mostrando que quem sabe nunca esquece e quando reuniu aguentou derrotes para o alto até à entrada tardia do primeiro ajuda. Dei por mim com os olhos a tremer de felicidade… “ a pega da tarde”, o sorriso na cara do Nunes e de todos fez-me lembrar as palavras que tinha proferido no Vimioso no fim da corrida… “Quando se põe o nome do grupo à frente do nosso, sentimos as verdadeiras vantagens de sermos UM GRUPO, as tristezas dividem-se e as alegrias multiplicam-se”.

Embora não estivesse fardado, senti-me mais feliz naquele momento do que se tivesse feito uma boa pega numa primeira praça do país. Senti-me verdadeiramente privilegiado de pertencer ao lendário Grupo de Forcados Amadores de Lisboa que, neste dia tão, bem honrou o seu 67º aniversário e a memória do nosso querido Domingos Barroca.

No final da corrida, fomos convidados para jantar em casa do cavaleiro David Gomes onde passámos a meia noite com o nosso aniversariante Nuno Bonneville , no final os mais resistentes seguiram para as festas de Alcochete.

Abraço,

João Vasco Lucas

Sem comentários: