22 agosto 2011

Nazaré 2011

13 de Agosto de 2011
Praça de Toiros do Sitio da Nazaré
Cartel composto pelos Cavaleiros, João Moura; João Moura Caetano e Tiago Carreiras
Grupo de Forcados Amadores de Lisboa e de Portalegre capitaneados por Pedro Maria Gomes e Francisco Peralta respectivamente.
Toiros da Ganadaria: Maria Guiomar Cortes de Mora


Nazaré é uma praça que, desde sempre, diz muito ao Grupo de Forcados Amadores de Lisboa. Nesta noite, várias foram as emoções vividas pelo Grupo.

Era impossível não haver um sentimento de grande perda, pois nesse dia tinha ido a enterrar uma das nossas referências e, sobretudo, um Homem bom, amigo do seu amigo. Como é por demais óbvio, refiro-me ao enorme Domingos Barroca. Infelizmente, não tive o privilégio de o ver actuar em praça, mas de tudo o que tenho ouvido dos mais antigos (quer do nosso grupo, quer de antigos elementos de outros grupos da sua geração) tratava-se de um forcado de eleição, exímio em todas as modalidades da pega, quer como forcado da cara, cernelheiro, rabejador ou até mesmo como ajuda. É ainda recordado como um Homem extraordinário que deixa muitas saudades. Já muitos, com mais propriedade do que eu, lhe têm tentado prestar homenagem, mas gostava de aqui fazer referência a um texto escrito com bastante sentimento pelo amigo João Cortesão, publicado no “Farpas Blogue”, que pode ser consultado aqui.

Na primeira homenagem sentida que o grupo lhe prestou, foi bonito ver, que "esteve" connosco nas cortesias desta corrida!


No que à corrida diz respeito, assistimos a duas partes distintas. Na primeira, os toiros foram bravos e colaborantes e os cavaleiros souberam aproveitar essas características. Na segunda parte, a matéria-prima já não foi da mesma qualidade, mas também me pareceu que houve uma certa displicência dos ginetes.

Passemos então à actuação do nosso Grupo de Forcados Amadores de Lisboa!


Para a pega do 1º toiro, lidado pelo cavaleiro João Moura, foi escolhido justamente, o “Caso” da Nazaré, Francisco Mira. Se todas as pegas são momentos de enorme responsabilidade, esta ainda teve um carácter extraordinário, uma vez que coube ao Francisco em nome de todo o grupo, prestar homenagem ao Domingos Barroca com sentido brinde em direcção ao Céu.
O Francisco andou para o toiro (como poucos) com o seu cite toureiro tão característico, a deixar-se ver. O toiro saiu a seu mando, mas o Francisco não alegrou o toiro o suficiente e descompôs-se na altura da reunião, acabando por sair. Na segunda tentativa, manteve a calma, voltou a mandar no toiro e recuou como mandam as regras para obter uma reunião acertada. Uma pega bem ajudada por todo o grupo.

Para o nosso segundo toiro, lidado pelo cavaleiro Tiago Carreiras, o cabo resolveu dar mais uma oportunidade ao Miguel Nunes. Gostei de ver a calma e boa disposição do Miguel antes de saltar a trincheira, não acusando a responsabilidade e transmitindo confiança para os restantes elementos. Após ter brindado ao público, andou calmo e a deixar-se ver. O toiro mostrou-se um pouco tardo a arrancar, mas depois de um aviso dado pelo nosso Cabo, o Miguel carregou na altura certa e recuou bem conseguindo uma reunião de belo efeito. Pena foi que o toiro tenha afocinhado a meio da viagem. Mais uma vez, o grupo a ajudar coeso!

Para o último da noite, lidado novamente pelo cavaleiro Tiago Carreiras (o toiro que ia ser lidado pelo cavaleiro João Moura Caetano era “mal visto”, pelo que foi recolhido aos curros para ser substituído pelo sobrero) um toiro que se defendia com a cara alta após a cravagem dos ferros, foi escolhido o Pedro Gil. Pela hora já adiantada, esta pega marcou o início das comemorações do 67º aniversário do Grupo. O Pedro brindou ao Grupo de Portalegre em resposta ao simpático brinde que nos foi feito pela memória de Domingos Barroca. Mandou na investida e recuou bem, tendo aguentado dois fortes derrotes para concretizar uma boa pega, novamente com o grupo todo coeso a ajudar.

Terminada a corrida e, apesar de no dia seguinte termos corrida na Malveira, fomos cear a S. Martinho do Porto. Em ambiente de festa pelos 67 anos do Grupo e certos de termos dignificado todos os que já envergaram a nossa jaqueta, especialmente, o nosso Domingos Barroca!


Pelo Grupo de Forcados Amadores de Lisboa

Venha Vinho!
Venha Vinho!
Venha Vinho!

Nuno Maria Bonneville

Sem comentários: