31 agosto 2011

Nafarros 2011

Pelo 3º ano consecutivo fomos convidados para pegar na pacata vila de Nafarros, no passado dia 27. Compartilhamos cartel com o GFA de Vila Franca e com os cavaleiros, Luís Rouxinol, Ana Batista e António Brito Paes. Os toiros pertenciam à ganadaria espanhola Hermanos Garzon Murillo.


Senti que nesta corrida o Grupo poderia ter feito mais, e julgo que se assim fosse as coisas teriam corrido de outra maneira e certamente as lesões não teriam sido tantas:


Fábio – 1ª pega Luxação do ombro;


Rui Gil – 1ª pega Musculo da Lombar destruído e os valores do fígado alterados;


Miguel Souto – Dobrado na 2º pega após ficar desmaiado na arena após 2ª tentativa;


Pedro Miranda – 3ª pega Rotura de ligamentos do joelho.


Para o 1º toiro foi escolhido o Rui Gil, era um toiro violento a meter a cara e que entrava pelo grupo com muita pata. Esteve valente o Rui, apesar de não receber bem o toiro agarrou-se até às tábuas com muito querer e foi despejado com muita violência contra a Trincheira. Incapaz de voltar para fazer uma 2ª tentativa, foi para a dobra o seu irmão Pedro “Tita” Gil. Esteve como nos tem vindo a habituar, “tigre” e a fechar-se como ninguém.


No 2º da noite o Cabo escolheu o Miguel Souto, que após uma 1ª tentativa que parecia consumada para quase todo o público, o cabo mandou repetir a pega. O Miguel recebe o toiro e no primeiro derrote cai na arena, quando se levanta o toiro passa por ele, e o Miguel aproveita a oportunidade e “Pega-o”, com muita valentia aguentou muitos derrotes até o Grupo fechar. Na 2ª tentativa o toiro volta a demonstrar-se bastante violento, com um valente derrote que deixa o forcado inanimado. Para a dobra foi escolhido António Cortesão, já a sesgo pegou o toiro após duas tentativas muito valentes.


Para o último da noite foi escalado Pedro Miranda. Na minha opinião, o toiro mais “macio” da noite. Nas duas 1ªs tentativas o Pedro não terá entendido o toiro, e na 3ª tentativa o grupo vacilou. Apesar da vontade de pegar o toiro, o Pedro fez mais uma tentativa e acabou por sair lesionado e para a dobra foi o cabo. PP mostrou como devem ser resolvidos os problemas, com calma e cabeça fria. O toiro foi pegado à 5ª tentativa.


Desejo rápidas melhoras a todos os lesionados. Por fim queria também que esta corrida servisse para que todos pudéssemos reflectir sobres esta nossa actuação, apesar do comportamento dos toiros podíamos ter feito melhor…


Um abraço a todos e até Montemor-o-Velho,


Francisco Mira






1 comentário:

Anónimo disse...

Mira nao foi dia 27 mas sim dia 26.