19 outubro 2011

Festival Laço - Salvaterra de Magos

Para fechar a época 2011, fomos para mais um Festival de beneficiência, desta vez a favor da Associação Laço. Organização que se destina a ajudar as vitimas do cancro da mama.

Salvaterra de Magos sempre foi uma cidade muito próxima do Grupo, pois foram e são, muitos os elementos que envergaram a nossa jaqueta. No activo são dois, o Miguel e o Parrulas, e foram eles que trataram de toda a logística, fardação e jantar.

Em sorteio calharam-nos dois toiros de João Ramalho, mas houve um deles que na embolação partiu um corno e teve de ser substituido por um de José Dias.

Para o 1º toiro, escolhi o João Galamba. Era um toiro muito tardo a investir, que se fechava em tábuas e manso. Tentei colocar o toiro fora de tábuas, mas tal era a sua mansidão, que encostava-se sempre às tábuas (até no recolher dos cabrestos o toiro teve o mesmo comportamento). Por vezes temos de ter a consciência que não podemos contrariar a tendência dos toiros e só nos resta pisar os terrenos onde os toiros se sentem mais à vontade. Assim foi, o João teve de pisar terrenos de compromisso, o toiro quando mete a cara deu 3 derrotes muitos duros que o João suportou sózinho, chegando depois ao Nunes, que esperou um pouco demais para entrar. Depois foi bem ajudado e bem rabejado pelo Mãozinhas. Foi a melhor e mais dificil pega da tarde.

Para o 2º toiro, "Cordobes em Cordoba". Não sou muito apologista de os forcados da terra terem sempre de pegar diante do seu público. Mas como o Parrulas, para além de ser um excelente ajuda, também já pegou de caras e porque também o José Dias era um novilho sem problemas, resolvi dar um docinho ao Parrulas. Na 1ª tentativa teve muito bem a aguentar a pronta arrancada do novilho, fechou-se muito bem à barbela, mas os ajudas não deram a importância devida ao novilho e o Parrulas saiu cá atrás, depois de passar para a córnea (???). À 2ª tentativa, a pega resultou sem grande dificuldade, mas nesta tentativa o Parrulas começou logo a recuar, não aguentando o toiro. Bem sei que não és forcado de cara, mas se à 1ª fizeste bem... Apesar disto, Parabéns!

Obrigado ao Miguel e ao Parrulas pela ajuda na organização do dia da corrida.

Começámos a época no Campo Pequeno e acabámos em Salvaterra de Magos, não foi a época que queriamos em termos de quantidade de corridas, mas podemos sair de cabeça erguida, pois as corridas que pegámos foi com mérito próprio.

No próximo sábado, teremos uma garraiada do Grupo. Será no Monte das Almergias (Alcaçovas), propriedade de Simão Malta, ás 14 horas.

Estão todos convidados.


Um abraço,

Pedro Maria Gomes

Sem comentários: