21 agosto 2012

Na Malveira (e em Viana) é praça cheia!


Foi já no passado dia 12 de Agosto, que tivemos a nossa corrida na Malveira.

Para o GFAL as corridas nesta localidade Saloia, são sempre muito especiais. Talvez pela proximidade do “nosso” centro de estágio, talvez porque é a terra de alguns forcados actuais (Pedro Miranda, Pedro Nunes, Pedro Gil, Daniel Batalha, Rui Gil e César Gonçalves), talvez porque nos traz à memória tantos momentos tão intensos.. Enfim, sem dúvida, uma corrida sempre especial.

Este ano, para além dos nossos elementos que já atrás mencionei, havia o aliciante de tanto, cavaleiros, novilheiro e ganadero serem da terra.

A convite do Pedro Nunes e da sua mulher, Júlia, fardámo-nos em casa deles, onde fomos extraordinariamente bem recebidos por toda a família. Pelo GFAL, muito obrigado!

Praça de Toiros da Malveira
Corrida dirigida pelo Sr. Lourenço Luzio
Marcelo Mendes e David Gomes a Cavalo
Manuel Dias Gomes a pé
Toiros de Pontes Dias


Para pegar o 1º da corrida, o nosso Cabo escolheu o João Galamba. Esteve correcto no cite e mandou na investida. Após uma boa reunião, o toiro empregou-se e o João aguentou, com valor, dois derrotes até à entrada do Grupo. Boa Pega!

Para o 2º, o escolhido foi o Martim Lopes. Talvez pela idade (15 anos) e também porque ainda não está muito “pegado”, na 1º tentativa o Martim esqueceu-se de “tourear à voz” e fez um estranho ao toiro, o que provocou que este lhe passasse ao lado. Na segunda tentativa corrigiu estes aspectos e concretizou uma boa pega com o grupo todo a ajudar bem.

Para o 3º, perfilou-se o João Luz. Esteve correctíssimo em todos os tempos da pega e com a boa ajuda de todo o grupo, fez uma boa pega à 1ª tentativa.

Para o 4º da tarde, e nosso último toiro, Daniel Batalha (“Cordobés en Córdoba”, já cá faltava!). Mais um forcado novinho (18 anos) e também pouco “pegado” que à 1ª tentativa também se esqueceu de “tourear à voz”… Na 2ª tentativa emendou, e mais uma vez, com a coesão de todo o grupo, fez uma boa pega!

Para jantar, mais um simpático convite, desta vez da família Batalha (Pais do Daniel), onde fomos novamente muitíssimo bem recebidos. Pelo GFAL, muito obrigado!

Antes de terminar, era inevitável não falar do que aconteceu no passado Domingo em Viana do Castelo.

Esse dia irá sempre ficar na história, como o dia em que a Liberdade venceu a prepotência! 
Nesse dia, os aficionados voltaram a ter uma corrida de toiros em Viana do Castelo, por ocasião das festas de Nossa Senhora da Agonia. Às ameaças e insultos de algumas centenas, os milhares de aficionados que estiveram presentes responderam com a elevação e convicção de quem defende a cultura e a identidade de um povo, ou seja as suas raízes e a sua história.

Ao contrário de outros, não pretendemos impor nada a ninguém, apenas pretendemos (e vamos continuar a lutar por isso até ao fim) que TODOS possamos ter a liberdade de escolher!

Porque é da mais elementar justiça, deixo aqui um enorme Olé à PróToiro, e ao Paulo Pessoa de Carvalho, que tão bem nos (e À Festa) souberam defender!  

Um enorme Olé também para o Pai do nosso forcado, Manuel Correia, que como Médico da Praça, contribuiu para a realização da corrida!

Pelo Grupo de Forcados Amadores de Lisboa, venha vinho!

Sem comentários: