30 abril 2013

Festival em São Marcos da Atabueira



No dia 25 de abril o grande Grupo de Lisboa deslocou-se à localidade de S. Marcos da Ataboeira (Beja), para pegar um festival a favor dos bombeiros voluntarios de Castro Verde. Com a organizacão João Simões (antigo forcado do grupo) e com a preciosa ajuda do nosso ex cabo Zé Luis pela parte logística dos toiros lidados e que deram um belo espectáculo.

A tarde parecia de verão e tinha um aliciante especial, era a corrida de véspera para a grande digressao a Zaragoza (poderiamos ter surpresas).

No cartel competiam os cavaleiros Tito Semedo, Francisco Núncio, Ana Batista, Mia, Marcelo Mendes e David Gomes. Para as pegas nós e o Grupo de Beja e pela frente toiros de Prudencio, Vinhas, Grave, Cannas Vigouroux, Passanha e Passanha Sobral.

Para a pega do 1º da tarde o cabo escolheu o forcado João Luz, forcado este com créditos firmados mas que esta tarde nao esteve à altura. Decididamente a sorte não esteve com o João e foram precisas 3 tentativas para consumar a pega.
Perante um toiro sério de Passanha Sobral, o João na 1ª tentativa num cite calmo e sereno, como nos vem habituando mandou no toiro mas não conseguiu a melhor das reuniões, saindo quando os ajudas iam a entrar.
Na 2ª tentativa a tranquilidade manteve se no cite mas desta vez entrando nos terrenos do toiro, onde aì teve dificuldade ao nao se conseguir sacar nem dobrar de maneira mais conveniente para ficar na cara do seu opositor tendo saido após forte derrote.
Consumou à 3º tentativa com o 1ª ajuda mais em cima e com todo o grupo a fechar bem. Um abraco para ti Joao, melhores dias virão e de certeza que ainda nos vais dar muitas alegrias pois és um grande forcado.
Volta para toureiro e forcado.

O nosso 2º toiro da ganaderia Grave foi pegado por um forcado muito querido no grupo o Joao Galamba jr. Citou com elegância e alegria, mandou mas no momento da reunião o toiro mete lhe um corno entre as pernas, nao conseguindo fechar se da melhor maneira tendo acabado por sair.
Na 2ª tentativa o Galamba esteve igual que na 1ª tentativa no cite, mas nao se conseguiu fechar da melhor forma muito por culpa do toiro que lhe mete mal a cara, mas com muita vontade e com uma boa ajuda do Ruben consumou a pega.
Volta para toureiro e forcado.
Para o 3º da toiro da ganaderia Prudencio, um toiro de dificuldade acrescida o nosso cabo nao quis arriscar e chamou para bater as palmas ao exemplar que se apresentava em praça o Armando Nunes. O Armando esteve gigante, nao defraudou nenhum momento. Brindou ao organizador Joao Simões e ao nosso querido Antonio Rijo que se encontra a recuperar de uma intervenção cirurgica. Armado citou com toureria, andou para o toiro e carregou como mandam as regras, cumprindo os tempos da pega, e com uma boa reunião fez do difícil fácil. Parabéns Armando.
Volta para toureiro e forcado e forte peticao para o 2º ajuda dar volta.(merecida)
O jantar decorreu em Castro Verde no restaurante dos bombeiros em ambiente de festa, pois pegar em S. Marcos da Ataboeira nao é todos os dias, ver o Armando pegar ali muito menos e claro tinhamos uma digressao pela frente para a Boda do Armando. Ainda tivemos o prazer de ouvir varios discursos com alguns penaltis à mistura.

Pelo o Grupo de Forcados Amadores de Lisboa
Venha vinho!!!

Saludos
Mota Ferreia

Sem comentários: