08 abril 2013

A despedida de Francisco Mira

Na passada 5ªfeira, começou a época em Lisboa, o cartel merecia mais publico e a data também, mas o espectáculo foi positivo no geral.

Como vem sendo hábito, era também a nossa 1ª corrida, sendo por isso normal o nervosismo nos momentos que antecederam a corrida.

Os toiros só os vi na corrida, foi-me impossivel estar presente no sorteio, mas estava descansado com os forcados presentes no sorteio. Ditou que nos calhassem os maiores, tendo o nosso 3º saído diminuido fisicamente  e sendo substituido pelo sobrero.

Decidi abrir a época e brindar a 1ª pega ao Grupo fardado e aos antigos presentes na bancada. A pega foi concretizada à 1ª tentativa com o Grupo a ajudar bem e com o Mira a rabejar como sempre nos habituou. 

O nosso 2º foi para o Francisco Mira. Depois de um brinde muito emotivo ao Grupo e ao seu Pai, esteve ao seu nível, toureiro, bonito a citar e a mandar no toiro. Depois de dois derrotes saíu junto ao 1º ajuda Mota Ferreira. Á 2ªtentativa, esteve com a mesma determinação e voltou a mandar no toiro e a toureá-lo muito bem. O Grupo voltou a ajudar bem e a pega foi concretizada nesta tentativa, tendo sido muito bem finalizada pelo Miguel.

A nossa ultima pega fechou a corrida, pois houve alteração na ordem de lide. O escolhido foi o Pedro Gil "Tita". O Tita o ano passado tinha saído maltratado ao tentar pegar um Palha no Campo Pequeno e nesta pega "cortou a figueira ali plantada". Presente na corrida estava o Nuno Carvalho e o brinde nesta pega foi para ele. O Tita pegou à 1ª tentativa, depois de ter estado calmo a citar, bem a recuar, muito bem a fechar-se e com o toiro a chegar aos ajudas e dificultando os mesmos, ao baixar a cara, sendo por isso mais dificil de ajudar.

Os toiros no geral não ofereceram muitos problemas, mas também é verdade que quando se está bem, tapam-se os defeitos dos toiros e foi isso que aconteceu, o Grupo esteve bem em toda a corrida e esperamos que o resto da época seja assim.

Antes desta corrida, depois de muito pensar e refletir, o Mira achou que estava na altura de se retirar de forcado no activo. Não vale a pena referir o Forcado que o Mira foi, pois é do conhecimento de todos que foi um forcado raro, ao nível dos melhores. Falo sim das qualidades humanas do Mira, humilde, sincero, amigo do seu amigo, grande respeito pelos mais velhos e sempre com uma palavra de incentivo aos mais novos, no fundo todos nós deveriamos ser assim e ele foi (é) sem dúvida um exemplo para todos nós.
Fico triste por deixar de ter o nome do Mira na lista das fardações, mas sei que na bancada continuará a ser um exemplo e que tudo tem um fim, por isso fico muito contente pela Amizade que ele tem pelo GFAL e feliz pela brilhante carreira e pela confiança que tinha quando era ele o escolhido para pegar.

O jantar decorreu num ambiente de amizade e com alguma emoção nalguns discursos.

Mira, obrigado por tudo!!!

Um abraço,
Pedro Maria Gomes

Sem comentários: