16 julho 2013

13 de Julho de 2013 - Penha Longa - Vila Nova de Milfontes




No sábado passado houve jornada dupla com inicio à mesma hora. Na Penha Longa ás 17 horas (um pouco mais tarde, como é tradição) entrava na Igreja a Inês, para perante Deus, aceitar casar com o Manel (Viana) e à mesma hora começava o sorteio dos toiros para a nossa Corrida de Vila Nova de Milfontes.
Alguns dos elementos mais velhos, estavam presentes no casamento, e sabendo do peso dos toiros que nos tinham calhado em sorteio, mostraram logo vontade de me acompanharem até Vila Nova para assim ajudarem os restantes elementos do Grupo. 

Quando aceitei pegar esta corrida, já o casamento do Manel e da Inês estava marcado, sabia que não podia contar com alguns dos forcados mais experientes e que iria ter muitos forcados jovens para pegar a corrida, por isso não quis que nenhum mais velho deixasse esta "corrida", pois tinha confiança nos elementos que já esperavam por mim em Vila Nova.

Pedi para me acompanharem dois elementos já retirados, António José Casaca e Carlos Ramalhinho. Dispensam apresentações, mas nunca é demais referir, que são presenças assíduas do Grupo, seja numa corrida em Vimioso, Albufeira ou num treino e muito importantes para passarem a mensagem do que é ser do Grupo de Lisboa aos elementos mais novos.

Chegámos ao local da fardação ás 20h15 e depois de uma conversa, foi fácil fazer a lista da fardação, entre ausentes e lesionados, eramos 18 elementos disponíveis.

O 1º toiro Brito Paes, foi anunciado com cerca de 570 kg e escolhi o Eurico "Pisca" para abrir praça. O Eurico já tinha pegado dois toiros este ano e tinha dado todas as confianças para ser ele o escolhido para pegar este pesado Brito Paes. Começou por citar muito bem, mandou no toiro e acabou por não ter uma boa reunião pois empranchou-se e acabou por sair da cara do toiro com o 1º derrote. À 2ª tentativa, com a mesma vontade e querer, fez tudo bem, estando também o resto do Grupo muito bem a ajudar.

O 2º toiro estava anunciado com 525 kg e pareceu me o toiro perfeito para o Daniel "Mãozinhas" voltar a pegar de caras, depois de ter sido dobrado em Portalegre. Esteve muito bem em todos os momentos da pega e, tal como na 1ª pega da corrida, o Grupo esteve muito bem a ajudar.

O 3º toiro foi anunciado com 560 kg e para fechar a corrida escolhi o João Galamba Jr. O João já tem alguns anos de Grupo e este era o 2º toiro que pegava este ano. Este toiro levou cerca de 10 bandarilhas, e tal como os outros, saiu muito bem para a lide a cavalo e não apresentava grandes problemas ao Grupo. O João foi surpreendido pela rápida prontidão do toiro e não foi capaz de o "alegrar", tendo-se baralhado nos tempos da pega. À 2ª tentativa o toiro voltou a mandar no João, mas desta vez o João esteve melhor e mostrou muito querer e vontade para continuar na cara do toiro. Jonhy, com mais confiança em ti e menos nervosismo, consegues o nível que te conhecemos.

Acabada a corrida, houve um curto jantar para os que ficavam em Vila Nova e eu regressei com o Casaca, Ramalhinho e mais duas companhias, Pedro "Trolhone" e "Mãozinhas" para o casamento.

Após chegar ao casamento fiquei muito contente por ver a alegria que existia, não só pela noite que era do Manel e da Inês, mas também porque estavam muito contentes com a prestação do Grupo na corrida. 

Parabéns à Inês e ao Manel e que tenham um casamento muito feliz e que dêem forcados ao Grupo.

Parabéns a todos os que tiveram em Vila Nova de Milfontes, fiquei muito contente com a prestação do Grupo, mas mais contente fiquei com a moral com que todos enfrentaram esta corrida.

A próxima Corrida é já no dia 21 de Julho em Oliveira do Bairro.

Um abraço,

PP

Sem comentários: