26 julho 2013

Oliveira do Bairro


No passado Sábado, dia 21 de Julho, o Grupo de Forcados Amadores de Lisboa deslocou-se pela primeira vez a Oliveira do Bairro para mais uma corrida. 

Do cartel faziam parte: O Maestro João Moura, (na comemoração dos seus 35 anos de alternativa), António Maria Brito Paes e ainda Tomás Pinto. 

As pegas a cargo do nosso grupo e dos Amadores das Caldas da Rainha, lidavam-se toiros da recente ganaderia Fontembro ex Cabral Ascensão que deram bom jogo.
Registou-se uma boa entrada, cerca de 3/4 de casa de um público divertido e emotivo que ajudou os artistas a superarem-se. 
A corrida não estava pesada e o Cabo optou por dar mais uma vez a oportunidade aos novos, e em boa hora o fez, houve revelações, confirmações e muita vontade por parte dos novos em tirar o lugar aos “velhinhos”.

Para o primeiro toiro foi escolhido o forcado Duarte Mira. Citou de largo e teve tempo de se recrear, andou toureiro e com tranquilidade (fazendo lembrar o Mira Angolano) carregou e mandou na investida para trazer o toiro suficientemente toureado para uma boa reunião, dobrou-se com ele, o que permitiu uma viagem segura apesar do toiro ter desviado a trajectória, mas também o grupo compensou rápido e acabou por entrar atempadamente! 

Tendo em conta que é o seu ano de estreia e que era o seu segundo toiro... arrisco-me a dizer: Temos forcado!

O segundo toiro foi dado ao João Varanda de Carvalho, também ele a iniciar a sua carreira de forcado. Este toiro era mais cabano e investia bastante por baixo, o que dificultou as coisas ao João que é alto e tinha de se dobrar mais, o que não aconteceu na primeira tentativa e por isso teve de lá voltar. Ao que parece assimilou o que tinha feito mal e na segunda tentativa esteve perfeito, dobrou-se no momento da reunião e conseguiu trancar-se bem para consumar a pega com boas ajudas das segundas e terceiras. 

Para o nosso terceiro toiro uma estreia absoluta, Gonçalo Pereira, que andou muito tempo a acompanhar o grupo sem nunca perder a vontade, treinos, corridas, jantares... era ver o Gonçalo sempre presente e com vontade de ser forcado, ouvindo os mais velhos e sofrendo com algumas exigências da antiguidade dos outros, sempre com um sorriso e sem se lamuriar. A oportunidade chegou em Oliveira do Bairro! Na primeira tentativa, acusou o nervosismo e o excesso de ganas, ao carregar com vontade desequilibrou-se no momento de se sacar e recuou nos calcanhares, o que o fez cair de costas antes da reunião. Mas gostei de ver a cara de raiva com que se levantou, revoltado consigo próprio por não ter feito as coisas bem. Na segunda tentativa, aguentou e recuou em bicos dos pés para se fechar com ganas e entrar pelo grupo sem grandes dificuldades. Parabéns Gonçalo, ainda bem que não desististe, é um orgulho fardar-me a teu lado!

Seguiu-se um magnífico jantar no recinto da feira em que o GFAL espalhou magia pelos restantes clientes do restaurante que embalaram no clima de festejo com cantorias e penaltys! 

Tour...

Para alguns elementos a volta começou mais cedo. No Sábado de manhã partiram duas equipas por caminhos diferentes, eu, o cabo Pedro Maria Gomes e o João Galamba fomos até Montemor o Velho ferrar alguns bezerros da ganaderia do exmo. sr. Higino Soveral onde fomos mais uma vez muito bem recebidos. A outra equipa : Bombeiro, Micas, Bernardo Patinhas, João Varanda e Gonçalo Pereira, arrancou rumo a Fátima. Ponto de encontro ao por do sol em casa do General Santos Costa perto de Nelas, onde o Fernando e o General nos aguardavam para um repasto de sonhos preparado pelo Sr. António e pelo Sr. João que gostam sempre de receber a rapaziada e a quem tivemos oportunidade de brindar uma pega no dia seguinte. 
O jantar decorreu em clima de grande animação e ainda deu para ir tomar um café a Viseu, onde conhecemos uma prima afastada do Bombeiro da zona do Feijó mas radicada em Viseu. 
Noite de camarata com muita judiaria à mistura... momentos de diversão que ficam para sempre gravados na nossa memória.
Mais uma vez obrigado ao Fernando e ao nosso General por acolherem o esquadrão. 

No primeiro fim de semana de Agosto retomamos as digressões com 3 corridas e 12 toiros para pegar em 3 dias. 

É aqui que nos sentimos bem, é aqui que aprendemos a crescer como homens dentro e fora da arena... é aqui que criamos laços de sangue, porque verdadeiros irmãos de sangue... são os que sangram juntos!
É aqui que somos felizes! 

E o GFAL é o nosso grande amor!!! 

Beijinhos e abraços : João Vasco Lucas


Sem comentários: